Português
29 DE JANEIRO DE 2009. POR LAURA PIMENTA

Entidades rurais discutem legislação ambiental

Representantes de diversas entidades rurais estarão reunidos em Uberaba, no próximo dia 9 de fevereiro, a partir de 13h30, durante o II Fórum de Legislação Ambiental - Aplicação e Sustentabilidade.
Com o objetivo de promover uma discussão da questão ambiental e apresentar propostas do setor produtivo para as esferas federal e estadual, o evento reunirá nomes de referência no assunto. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais José Carlos Carvalho, o Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais Gilman Viana Rodrigues, a Senadora e Presidente da CNA Kátia Abreu e o Presidente da Faemg Roberto Simões são presenças confirmadas  para o evento.
O objetivo maior do Fórum é discutir propostas que atendam à preservação ambiental e à capacidade produtiva das propriedades rurais. "O produtor rural é rotulado como predador da natureza e esse tipo de discussão vem demonstrar efetivamente que o interesse da classe não é destruir  mas sim,  buscar formas  de preservação que não inviabilizem o processo produtivo", afirma Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente do Sindicato Rural de Uberaba.

A parte técnica do evento contará com discussões da legislação atual e das propostas para as mudanças. Serão palestrantes do evento:

Evaristo Eduardo de Miranda: agrônomo com Mestrado e Doutorado em Ecologia na França e atualmente chefe geral da Embrapa sendo responsável dentre outros setores, pelo monitoramento da dinâmica do uso e ocupação das terras no Brasil e dos impactos decorrentes. Evaristo é autor de um estudo que mostra que a proposta da legislação ambiental esbarra em produções rurais já estabelecidas e consolidadas em vários estados. A produção de arroz de várzea no RS, SP e MA, o café em SP, MG, PR e BA, a maçã em SC, a uva e vinho do RS, SC e SP, a pecuária leiteira em MG, SP, RJ e Es são alguns exemplos disso. São produções que movimentam a economia dessas regiões e garantem a produção de alimento para o país e que se considerarmos as exigências da legislação ambiental precisam ser eliminadas. Esse é um dos pontos que o evento pretende discutir.

José Batuíra de Assis: engenheiro florestal e professor da Universidade de Viçosa fará uma análise de alguns tópicos do Código Florestal Brasileiro abordando suas implicações socioeconômicas ou ambientais, apontando os efeitos inibidores do desenvolvimento  rural sustentável focando na legislação do estado de Minas Gerais.


O evento é uma iniciativa da Faemg, Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, em parceria com a ABCZ, Certrim, Copervale, FAZU, Girolando, Sebrar, Senar, Sicoob Credileite e Sicoob Uberaba (Credicopervale).
 

A proposta dos organizadores é produzir um documento com sugestões  que resultarem das discussões feitas no  II Fórum de Legislação Ambiental em Uberaba- Aplicação e Sustentabilidade.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar