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17 DE DEZEMBRO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Apex-Brasil aumenta recursos para promover exportações em 2009

 

O presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Alessandro Teixeira, anunciou ontem (16/12), em reunião com representantes do consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics e de 62 entidades setoriais, em São Paulo, os resultados de 2008 e as estratégias de trabalho para 2009. Para realizar ações em 90 países ao longo do próximo ano, a Apex-Brasil aumentará seu orçamento em R$ 100 milhões, aportando R$ 450 milhões.
Em 2008, o balanço da Agência foi bastante positivo: enquanto as exportações brasileiras cresceram 8,62% entre janeiro e outubro, as empresas que integram os projetos que a Agência executa em parceria com entidades setoriais tiveram um aumento de 18,74% no mesmo período.
O total exportado pelas 5.435 empresas participantes dos projetos da Apex-Brasil - 61% de micro e pequeno porte - soma US$ 23,8 bilhões nos últimos 12 meses (outubro de 2007 a outubro de 2008). Só o Brazilian Cattle Genetics comercializou mais de US$ 86 milhões em vendas de sêmen, animais vivos, equipamentos, sementes para pastagem produtos veterinários, prestação de serviço em melhoramento genético e nutrição animal. O montante representa crescimento de 43% em relação a 2007 e 585% em comparação ao primeiro ano do projeto (2004), quando foram exportados US$ 14 milhões.
O presidente da Apex-Brasil destacou duas ações da Agência para 2009: um trabalho forte para promover exportações de pequenas empresas via tradings, ou comerciais exportadoras, e o Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que deverá atender a 10 mil empresas, em 50 núcleos por todo o país, capacitando-as para atender o mercado externo e fornecendo a elas informações específicas de mercados. Teixeira também anunciou que o número de missões comerciais em 2009 será duplicado, graças a um trabalho que será desenvolvido em conjunto com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Em 2008, a Agência organizou 61 missões e participou de outras 20, organizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ou pela Presidência da República.

Cenários para 2009

"Em todos os cenários que avaliamos para o próximo ano - do mais conservador ao mais otimista - vemos que o comércio mundial não irá decrescer, a despeito da crise. As economias em desenvolvimento vão possibilitar um incremento do comércio mundial que poderá ir de 1,8% a 3,5%. As exportações do Brasil devem crescer pelo menos 3% e, nosso objetivo é que nos projetos da Agência o aumento de vendas seja pelo menos o dobro disso. Vamos aproveitar o momento de crise para conquistar espaços", afirmou.

Teixeira apresentou durante o Encontro a estratégia da Agência para 23 mercados prioritários. O trabalho definiu, para cada um dos 63 setores apoiados e para cada um dos países, se a estratégia a ser trabalhada deve ser de abertura do mercado, de consolidação do espaço já conquistado ou de melhor posicionamento do produto brasileiro.

A pesquisa aponta ainda os produtos que o Brasil não vende ou vende muito pouco para os países citados e que se configuram como boas oportunidades de negócios, considerando a posição brasileira em relação à exportação mundial e a evolução das importações desses mercados.

Ações para 2009

No próximo ano, a Agência e seus parceiros irão realizar 745 ações, sendo 145 de iniciativa da Apex-Brasil nos 23 mercados prioritários e 600 em parceria com as entidades, em 90 países.
Na área de atração de investimentos, serão realizadas 29 ações em 13 países, com foco em Europa, Rússia, Estados Unidos e Canadá. A área terá R$ 50 milhões para as iniciativas junto a investidores mundiais, como a organização do World Economic Forum no Brasil, em abril, e a recepção a 45 visitas de delegações estrangeiras. Além disso, a Agência fará 226 ações de inteligência comercial, como estudos setoriais, estudos de mercado e estudos de oportunidade.

FONTE: APEX-BRASIL

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