Português
12 DE DEZEMBRO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

ABCZ divulga detalhes sobre homologação de leilões em 2009

A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) decidiu em novembro que irá homologar leilões que utilizem o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) como suporte técnico na comercialização dos animais. O critério estabelecido para que isso ocorra tem como principal destaque o fato de que para ser homologado, o leilão precisará contar com todos os animais registrados na ABCZ (RGN ou RGD) e ambos terem participado de alguma das provas zootécnicas e/ou avaliações genéticas proporcionados pelo PMGZ. Além disso, devem também preencher outros requisitos importantes, tais como no caso do gado de corte,  os machos acima de 24 meses de idade devem apresentar exame andrológico positivo, devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes classificações:

- elite e/ou superior nas idades-padrão no CDP;

- elite ou superior em qualquer uma das modalidades da  PGP;

- ser no mínimo TOP 50 %  no IQG;

- ter recebido CEP em qualquer das categorias Platina, Ouro, Prata ou Bronze.

As fêmeas acima de 30 meses devem estar prenhas e acima de 40 meses apresentar parto anterior confirmado pelo SRGRZ. Devem, ainda, ter IEP (intervalo entre partos) de, no mínimo 16 meses, ou comprovar estar ou ter estado em coleta de embrião nos últimos 120 dias, sem prejuízo dos IEP anteriores não cobertos por este processo. Elas também devem se enquadrar em pelo menos uma das classificações abaixo:

- elite e/ou superior nas idades-padrão no CDP;

- ser no mínimo TOP% 50 no IQG;

- ter IPT mínimo de 100,0;

- ter recebido CEP em qualquer das categorias Platina, Ouro, Prata ou Bronze.

Raças voltadas ao leite

No caso das raças voltadas à aptidão leiteira, os machos acima de 24 meses de idade devem apresentar exame andrológico positivo e enquadrar-se em pelo menos uma das classificações abaixo, em ordem de importância de prevalência:

- ter avaliação genética positiva própria para produção de leite;

- ter a média das avaliações genéticas dos pais positiva;

- ter mãe com produção leiteira no PMGZ superior a 3.000 kg aos 305 dias de lactação, com ou sem ajuste a idade adulta.

As fêmeas acima de 36 meses devem estar prenhes e acima de 46 meses apresentar atestado de parto anterior confirmado pelo SRGRZ. Também devem apresentar IEP (intervalo entre partos)  de no mínimo 16 meses ou comprovar estar ou ter estado em coleta de embrião nos últimos 120 dias, sem prejuízo dos IEP anteriores não cobertos por este processo. Elas também devem ter avaliação genética positiva própria para produção de leite, ter a média das avaliações genéticas dos pais positiva e ter mãe com produção leiteira no PMGZ, superior a 2.500/ kg aos 305 dias de lactação, com ou sem ajuste   a idade adulta.

Por um ano a ABCZ não cobrará por este serviço de homologação de leilões que utilizem o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) como suporte técnico na comercialização dos animais. Após esse período, a entidade fixará o calor correspondente a dois salários mínimos vigentes.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar