Português
12 DE DEZEMBRO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Reunião da ABCZ no Tocantins esclarece dúvidas de criadores sobre PMGZ

Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente pelos criadores que lidam com seleção são os programas que auxiliam o melhoramento do rebanho. Mas saber utilizar esse mecanismo é igualmente importante. Por isso, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) envia equipes para proferir palestras esclarecedoras aos criadores de vários cantos do Brasil. Recentemente, o superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da entidade, Carlos Henrique Cavallari Machado, esteve no Tocantins, na cidade de Gurupi, para falar para 23 criadores da região sobre como utilizar, de maneira otimizada, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e fazer a seleção do rebanho baseada em informações técnicas, agregando valor ao produto.

Além dos criadores, durante o encontro estavam presentes o diretor da ABCZ, José Rubens de Carvalho, seu filho João e três técnicos da ABCZ do escritório da entidade localizado em Palmas, João Bonifácio, José Neto e Luiz Fernando. "A palestra foi muito bem proferida e nós observamos que os criadores gostaram dessa disposição da ABCZ em levar a eles esse tipo de informação", destaca o diretor.

Entre os participantes, também estava o criador Norberto Machado Salim, da Fazenda Manga, que elogiou a iniciativa do curso. "Tivemos oportunidade de trocar idéias sobre desenvolvimento do nosso rebanho, coisa que muito nos entusiasma", afirma. O criador revela ter ficado entusiasmado com a liberação do técnico da entidade para prover assessoria técnica na fazenda e na comercialização de nossos animais.

Norberto ainda aproveita para lembrar da ExpoGenética (evento que reuniu este ano, em Uberaba, conceituados programas de melhoramento genético de todo o Brasil) que, segundo ele, não pode parar de acontecer. "É um encontro que também pode trazer para um mesmo cenário representantes do comércio e da indústria ligada à pecuária, além do "burburinho" dos consumidores", sugere. Norberto também questionou a possibilidade de unir no PMGZ as raças gir e gir mocha, bem como nelore e nelore mocha, uma vez que encontra dificuldades em encontrar touros mochos provados, assim como de outros criadores, por isso utilizo touros padrão. "Documentalmente ocorrem complicações no Procan (sistema utilizado para acasalamento do rebanho), que considero impertinentes e gostaria que essa questão fosse avaliada", reivindica.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar