Português
04 DE DEZEMBRO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

ABCZ e CTZL promovem cursos para pequenos e médios produtores em 2009

Parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e CTZL será ainda mais estreita em 2009. Pequenos e médios produtores rurais poderão aperfeiçoar técnicas de manejo do rebanho leiteiro em cursos que serão promovidos por meio de parceria entre as entidades. No dia 27 de novembro, o superintendente-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, e o criador Paulo Horta participaram de reunião com o diretor Técnico da Associação dos Criadores de Zebu da Paraíba (ACZP), Marcelo Ricardo de Toledo, e com o pesquisador do Centro Técnico de Zebu Leiteiro (CTZL), Moacir Saueressig, para tratar dos detalhes da realização desses cursos de aperfeiçoamento.

O CTZL proporcionará a infra-estrutura para promoção dos cursos. "Nosso objetivo é dar aos pequenos e médios produtores condições para que possam lidar com o rebanho leiteiro de forma mais lucrativa, zelando pela salubridade dos animais e dos produtos", explica Moacir. De acordo com Carlos Cavallari, a ABCZ criou vários mecanismos para garantir maior eficiência produtiva aos pequenos e médios pecuaristas. "Eles são maioria no Brasil. É preciso dar-lhes técnica e estrutura para que possam trabalhar e otimizar seu empreendimento" afirma.

Carlos Cavallari lembra de um projeto recente da ABCZ que ganhou o Brasil, o Pró-Genética, no qual trourinhos de alto valor genético são disponibilizados em feiras, com excelentes condições de pagamento, justamente para democratizar o uso da genética bovina e garantir o melhoramento dos rebanhos e analisa o novo projeto. "Com essa nova empreitada, a ABCZ pretende, também, viabilizar aos produtores o acesso ao manejo eficiente", finaliza Carlos Cavallari.

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar