Português
13 DE NOVEMBRO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Touros do Pró-Genética transformam rebanhos de Minas


Desde 2006, propriedades rurais de Minas, localizadas em quase vinte municípios, incluíram em seus rebanhos de bovinos um total de 600 touros de alta genética. O objetivo é gerar animais com melhores condições para a produção de carne e leite. Os pecuaristas, em sua maioria de pequeno e médio porte, compraram os tourinhos de elite nas feiras do Programa de Melhoria da Qualidade do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)


De acordo com o coordenador de bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires, "as Feiras de Touro do Pró-Genética já são consideradas um sucesso entre os produtores participantes". Ele explica que a importância do programa é confirmada pelo volume de tourinhos melhoradores comercializados desde 2006 e pela elevação do nível dos animais para corte e para leite que estão sendo gerados nas propriedades. "Nas três feiras do primeiro ano, todas realizadas na região Norte a partir de setembro, foram comercializados 138 touros. Já em 2007 foram programadas feiras a partir de março em onze municípios das regiões Norte, Triângulo, Rio Doce e Jequitinhonha, que resultaram na venda de 255 touros melhoradores."

José Alberto informa que, em 2008, houve feiras em abril, maio, junho, julho, agosto e outubro, para atender os pecuaristas das regiões Norte, Triângulo, Noroeste, Rio Doce e Central. Neste ano, foram vendidos 207 tourinhos, e o volume vai aumentar com as feiras programadas para os dias 21 e 22 de novembro, em Janaúba, no Norte do Estado. "Serão ofertados 80 animais da raça Nelore, uma das mais procuradas", informa o coordenador.

 


Alta genética
 

Um touro da raça guzerá, incluído no lote da feira de estréia em Montes Claros, há três anos, já está transformando o rebanho do produtor familiar Cláudio Fonseca, na fazenda Nova Esperança, localizada no mesmo município. O pecuarista diz que fez um excelente negócio ao adquirir o animal colocado à venda pelo criador de reprodutores guzerá, Paulo Emílio Carneiro. "A melhoria genética garantida por touros como esse pode ser percebida logo na primeira geração", explica o produtor.

 

O vendedor do animal, que tem propriedade em Unaí, no Noroeste de Minas, disse que está satisfeito com os resultados obtidos pelo comprador. "A melhor propaganda de um produto é aquela feita pelo comprador", observa o empresário Paulo Emílio. "O touro transferido para a fazenda de Cláudio Fonseca atendeu às expectativas do comprador e confirmou as do vendedor". Além desse touro, Paulo Emílio vendeu mais cinco na primeira feira e depois comercializou  um lote de oito animais na feira de Arinos, realizada em junho deste ano. "Os compradores de reprodutores nas Feiras de Touros do Pró-Genética, em geral, devem estar satisfeitos e podem fazer projeções de lucro, porque o programa é realizado com seriedade pela Secretaria da Agricultura e parceiros, levando realmente a melhoria de qualidade aos rebanhos", finaliza.

 

Aumento de renda
 

O coordenador José Alberto de Ávila Pires enfatiza que os rebanhos com animais adquiridos nas feiras do Pró-Genética vão alcançar um nível de excelência que servirá de estimulo para um número cada vez maior de pecuaristas aderir ao programa. "O objetivo é contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda sobretudo do pequeno e médio produtor", enfatiza.  Ele diz que o programa possibilitou, em três anos, o giro aproximado de R$ 1,9 milhão (o valor médio para cada touro foi R$ 3 mil), beneficiando pecuaristas de mais de 120 municípios de Minas Gerais.
    

"O programa procura viabilizar a compra de touros melhoradores com registro genealógico, somente animais puros de origem (PO) ou puros sintéticos (PS) nas feiras de touros, especialmente pelos pecuaristas de leite e de corte com rebanhos de até 160 cabeças, ou até 100 vacas", explica José Alberto.

 

Além de promover as Feiras de Touros, o Pró-Genética apóia a realização de outros eventos que possibilitem a introdução, nas fazendas mineiras, de gado de qualidade para produção de carne e leite. Uma dessas iniciativas é um leilão de 200 touros Nelore que será realizado em 16 de novembro, a partir das 13 horas, na Fazenda Baluarte, em Ibiaí, município próximo de Pirapora, na região Norte.

 


Como participar

 

As Feiras de Touros do Pró-Genética são promovidas em parceria pela Secretaria da Agricultura de Minas, com suas vinculadas Emater-MG, IMA e Epamig, ABCZ, além de cooperativas, sindicatos e outras entidades dos produtores rurais, mais o apoio das prefeituras municipais. Os animais, com qualidade genética atestada pela ABCZ, são oferecidos com preço pré-fixado e podem ser financiados pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Crediminas, com condições de pagamento e juros acessíveis. Há linhas de financiamento especiais como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

O produtor rural interessado em participar da Feira do Pró-Genética deve pedir uma visita do técnico da extensão rural à sua propriedade. Nessa fase o técnico vai dizer o que pode ser feito para melhorar a qualidade do rebanho, inclusive, se for o caso, a introdução de tourinhos de alta genética. "Para obter os recursos nos bancos integrados ao programa, o produtor deve buscar informações também nos escritórios da Emater-MG", explica José Alberto de Ávila Pires. De acordo o coordenador, a empresa está apta a passar as informações e organizar a documentação do candidato para o cadastro necessário à obtenção do crédito.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar