Português
12 DE NOVEMBRO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ABCZ inicia trabalho de auditoria em fazendas líderes dos rankings das raças zebuínas

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) iniciou no mês de novembro o trabalho de auditoria nas propriedades dos criadores e expositores líderes dos rankings das raças zebuínas (nelore/nelore mocho, brahman, gir aptidão leiteira, guzerá e tabapuã). Os 20 primeiros colocados nos rankings nacionais das raças serão submetidos à auditoria nesta primeira fase. Para a raça nelore, especificamente, além dos 20 primeiros em nível nacional, estão sendo auditados ainda os cinco primeiros colocados do ranking em cada estado.
Até ontem (11/11), haviam sido auditadas um total de 12 fazendas. A ABCZ pretende auditar até o final deste ano aproximadamente 300 propriedades. As auditorias estão sendo feitas por auditores da PriceWaterhouse Coopers. A empresa contratada desenvolveu , em parceria com a ABCZ, processos que verificam as conformidades relativas à escrituração zootécnica e identificação dos animais. Como lembra o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, o objetivo da auditoria, é melhorar a qualidade das informações prestadas ao Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas e por este motivo todas as fazendas que utilizam o serviço podem ser auditadas. As propriedades auditadas serão previamente avisadas pela ABCZ.
 
As auditorias estão sendo realizadas com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Associação Brasileira dos Criadores de Gir e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.


Penalidades
 
A diretoria da ABCZ definiu durante reunião realizada ontem (11/11) as penalidades para as propriedades que não atenderem a solicitação da entidade para participarem do processo de realização das auditorias. Confira as decisões.
 
1 -  O criador que, notificado, por qualquer motivo, exceto aqueles de força maior, impedir que a ABCZ, por seus prepostos, realize vistorias, inspeções, auditorias em seus livros de anotações relativos ao registro genealógico das raças zebuínas ou também no próprio rebanho, ficará sujeito às seguintes penalidades:
1.1 - Advertência
1.2 - Não participação em eventos realizados, patrocinados ou homologados pela ABCZ.
1.3 - O rebanho pertencente ao criador que infringir a presente norma, igualmente não poderá participar dos eventos acima mencionados, mesmo que tenham sido transferidos a terceiros, após averbada a situação do animal em seu registro.
 
2 - Caso o criador, após a notificação e depois de haver impedido seja feita a vistoria, inspeção ou auditoria, requeira à ABCZ que venha a realizar tais atos, as despesas inerentes serão debitadas à sua conta pela ABCZ, emitindo-se boleto para pagamento.
 
3 - Todas as ocorrências mencionadas serão comunicadas às Associações Promocionais das raças respectivas.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar