Português
29 DE OUTUBRO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ABCZ recebe visitantes estrangeiros interessados na raça gir

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu na tarde de hoje (29/10), a visita de representantes de duas empresas de genética bovina da Argentina e França, interessados na aptidão leiteira da raça gir. O diretor comercial da empresa argentina Centro Genético Del Litoral (CGL), Manuel G. García Solá e o diretor técnico-comercial da francesa Genes Diffusion, Olivier Duterte foram recebidos pelo superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, que apresentou a entidade e falou sobre as raças zebuínas leiteiras selecionadas no Brasil.
A visita ao Brasil formaliza a parceria entre as empresas estrangeiras e a brasileira Nova Índia, com sede em Uberaba. Segundo o diretor Comercial e de Marketing da Nova Índia, Herivelto Ângelo, a parceria prevê uma troca de tecnologia entre as organizações. "A Genes fornecerá material genético de gado holandês, enquanto nós forneceremos material genético de gir e girolando. Já para a Argentina, enviaremos material genético da raça gir e estamos interessados em algumas raças de corte deles como o caso da raça brangus, que poderá ser utilizada aqui para cruzamento industrial", esclareceu Herivelto, lembrando que a empresa argentina deseja a raça gir para investir na produção de leite, a partir do cruzamento com o holandês, uma vez que a região norte conta com o clima quente, bem parecido com o Brasil, onde o gir e o girolando se destacam devido à rusticidade.
Para isso, a CGL enviará uma unidade móvel ao Brasil que fará coleta de material genético diretamente nas fazendas. As três empresas estudam ainda a possibilidade de união para criação de uma nova empresa no ramo de sêmen e embriões.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar