Português
17 DE OUTUBRO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ABCZ e MAPA acertam últimos detalhes para implantação do Pró-Genética nacional

Até o próximo mês de dezembro, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deverão dar início ao projeto de expansão do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética).
Após reunião realizada ontem (16/10), em Brasília/DF, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural do MAPA, juntamente com o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, definiu os últimos detalhes necessários para que o projeto seja definitivamente implantado em 2009, com recursos do Governo Federal, em outros seis estados brasileiros, além de Minas Gerais: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Bahia e Espírito Santo.
Até o final deste ano, acontecem as primeiras atividades relacionadas à expansão do projeto, tais como elaboração de cartilhas explicativas, início do treinamento dos técnicos das empresas de extensão rural e agendamento das feiras de touros nos estados.


Sobre o Pró-Genética

O programa, lançado no estado de Minas Gerais em 2006, já é considerado um sucesso entre os produtores participantes. O sucesso deve-se ao alcance dos objetivos iniciais do programa: viabilizar a aquisição de reprodutores melhoradores e sêmen de touros pelos pequenos e médios produtores e propiciar melhorias no desempenho econômico e zootécnico do rebanho bovino aumentando a oferta de alimentos de qualidade.
A compra e venda de animais do Pró-Genética acontece em feiras onde os produtores oferecem diretamente animais de qualidade genética atestada pela ABCZ, além de contarem com linhas de financiamentos específicos do Banco do Brasil, com condições de pagamento e juros acessíveis.
A primeira feira de touros do Pró-Genética, realizada em setembro de 2006, na cidade mineira de Montes Claros, é uma prova de quanto o projeto é importante. Um touro da raça guzerá, adquirido durante a feira, já começou a "imprimir" qualidade genética, no rebanho de um pequeno produtor da região. O vendedor do animal, o presidente da Associação Mineira dos Criadores de Guzerá, Paulo Emílio Carneiro, recebeu recentemente as fotos dos bezerros, filhos do touro comercializado. As fotos demonstram como a melhoria genética pode ser percebida logo na primeira geração de produtos. "Percebemos nas fotos, que a bezerrada, apresenta uma uniformidade maior. Com o tempo, o ganho genético começará a refletir em todo o rebanho", avalia João Gilberto Bento. O produtor que comprou o touro revela-se tão satisfeito com a melhoria genética significativa em seu rebanho, que informa que irá reter as fêmeas filhas deste animal.
O criador Onofre Eustáquio Ribeiro, também foi surpreendido pela qualidade genética que um touro gir de sua criação está imprimindo em outro rebanho da região de Montes Claros, vendido na feira. O comprador também está impressionado em como o touro imprime um "padrão de qualidade" na bezerrada e tem excelentes expectativas quanto à produção de leite das fêmeas (crias) e futuras vacas de leite.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar