Português
19 DE SETEMBRO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Curso da Universidade do Boi e da Carne acontece na Expoinel


Cerca de 20 participantes entre estudantes e tratadores participaram do Nível II do curso de Especialização em Manejo de Animais de Elite, realizado pela Universidade do Boi e da Carne, nos dias 17 e 18, durante a Expoinel 2008.

No primeiro dia, na palestra ministrada pelo zootecnista e doutor em Melhoramento Genético Willian Koury Filho, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer desde a história da raça nelore no Brasil até as características genéticas que influenciam na seleção dos animais em pista e que consequentemente os valorizam.

João Gabriel, pecuarista e leiloeiro há 30 anos, explicou como o comportamento do tratador com o animal no momento do leilão pode influenciar na decisão do comprador. "É admirável essa iniciativa de conscientização sobre a importância de se preparar bem o animal e a responsabilidade da seleção do zebu no Brasil", ressaltou.

No dia seguinte, Koury explicou como o tratador deve comportar-se em apresentações dos animais durante os julgamentos. Salientou também os pontos da avaliação que o juiz preconiza no julgamento. Verônica Streliaev, coordenadora do Núcleo de Leilões e José Carlos Castro, cinegrafista, ambos do Canal Rural, explicaram as dificuldades enfrentadas no momento de transmitirem imagens ao vivo dos animais em leilão. Problemas que podem ser facilmente resolvidos com o uso de técnicas simples de apresentação dos animais. Segundo Castro é importante que o tratador mostre as características do animal que está sendo leiloado para o telespectador observar e decidir pela compra.

A Universidade do Boi e da Carne já realizou este ano duas edições, em março e em agosto, do Nível I do curso de Especialização em Manejo de Animais de Elite, na Universidade de Marília - UNIMAR. O tema deste primeiro foi o Aperfeiçoamento em Manejo. Ao todo foram 60 alunos participantes.

Universidade Aberta - durante a Expoinel, acontecerá mais uma edição do Projeto Universidade Aberta, que visa debater conceitos técnicos de relevância para a atividade pecuária. O curso colocará em pauta assuntos como: fatores ante mortem de influência sobre a qualidade da carne; tendências de mercado para a carne bovina; sistemas de identificação e controle de rebanhos bovinos. As aulas são gratuitas e serão ministradas pelos palestrantes Robison Carreira, do Riviera Tecnologia, Ana Lúcia Garcia Spironelli, do Grupo Etco, e Fabiano Tito Rosa, da Scot Consultoria. O Projeto Universidade Aberta será realizado no dia 24 de setembro, a partir das 9h, no Tatersal da ABCZ.

A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Nelore do Brasil, e conta com o apoio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária. Informações pelo telefone (11) 3293 8900 ou pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br.

Fonte: ContatoCom - Assessoria de Imprensa da ACNB

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar