Português
11 DE SETEMBRO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Pró-Genética amplia suporte técnico para pequenos produtores

 Pequenos produtores e integrantes de regiões de assentamento vão ganhar maior suporte técnico para participarem do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), cujo objetivo é facilitar a compra de touros de alta qualidade genética para os integrantes da agricultura familiar visando o aumento da produtividade do rebanho. A decisão foi tomada hoje durante encontro entre representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e de instituições como Embrapa, Emater e Asbraer. A reunião, iniciada ontem (10/09), está sendo realizada na sede da Emater, em Belo Horizonte (MG), e vai até amanhã.

Uma das decisões acertadas é a adoção de novas metodologias para informar o pequeno produtor sobre as vantagens do Pró-Genética. Também será feito trabalho similar nos assentamentos. O intuito é aumentar a participação desse público nas feiras que o programa promove para a venda de animais.

Implantado em 2006, o Pró-Genética tem como diferencial a venda financiada de reprodutores. Cada touro é vendido pelo preço médio de 2.500 reais e o valor pode ser financiado pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste ou cooperativa de crédito. Além disso, o produtor recebe assistência de técnicos da Emater na hora de preparar a documentação necessária para a aprovação do crédito e também no momento de definir qual o melhor animal para melhorar a qualidade de seu rebanho. "O programa foi avaliado nesses dois dias e pudemos perceber que faltam ações direcionadas para os períodos de pré e pós-feira. Precisamos informar melhor os produtores sobre genética, acasalamento dos animais, manejo das fêmeas e nutrição do rebanho", informa o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento.

Para levar mais informações aos criadores, os técnicos da Emater passarão por treinamento, conforme decisão tomada durante o encontro em Belo Horizonte. Com isso, espera-se aumentar o interesse dos produtores por animais de genética superior, capazes de aumentar a produção de carne ou leite do rebanho, garantindo maior retorno financeiro para a pequena propriedade.

O Pró-Genética já existe em vários estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar