Português
02 DE SETEMBRO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Criadores de Recife participam de curso de julgamento de zebuínos

Recife sediou o Curso de Julgamento de Zebuínos no último final de semana. Cerca de 30 criadores e professores universitários participaram do evento, ocorrido entre os dias 29 e 31 de agosto. O evento concilia teoria e prática e permite aos alunos participarem como jurados de julgamentos simulados.

No primeiro dia, os participantes tiveram aulas teóricas sobre as raças zebuínas, o Código de Ética dos Jurados da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), e julgamento de animais. As aulas foram ministradas na Associação Nordestina de Criadores pela gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Ice Garbellini.

Já a parte prática aconteceu em três fazendas de Recife. Os participantes aprenderam a selecionar zebuínos com base em critérios econômicos exigidos pelo mercado. Eles também aprenderam a detectar na fazenda quais os animais de genética superior para que possam melhorar a qualidade de seus plantéis.

As aulas sobre as raças guzerá e gir foram ministradas na propriedade do criador Carlos Pontual. Os alunos acompanharam as informações sobre a raça nelore nas fazendas dos criadores Edival Gomes do Rego e Giuliano Malta. Os animais gir utilizados no curso foram cedidos pelo criador Cristiano Nogueira.

O curso é pré-requisito para quem pretende entrar para o quadro de jurados da ABCZ, porém é bastante procurado por pecuaristas, profissionais do setor pecuário, administradores rurais, jornalistas e estudantes.

De acordo com Ice, os pernambucanos demonstraram muito interesse pelos cursos de aperfeiçoamento da ABCZ. A Associação de Nelore do Estado está organizando para este semestre o curso de Doma e Casqueamento.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar