Venda financiada de touros acontece em feira de Minas
Os produtores rurais terão a oportunidade de financiar a compra de zebuínos de várias raças através de linhas de crédito, com taxa de juros reduzida, oferecidas pelo Banco do Brasil e pelo Sicoob (Credipontal). Será possível utilizar os recursos do PRONAF durante a negociação. Técnicos da Emater estão atualizando o cadastro dos criadores interessados em participar da edição do Pró-Genética na Expopec 2008.
Os animais que serão colocados à venda foram inspecionados pela ABCZ, pois precisam apresentar Registro Genealógico Definitivo, serem Puro de Origem, terem idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. As inscrições para a venda de animais continuam abertas e podem ser feitas pelos números (34) 3319-3923 ou (31) 3332-6066. "A feira é uma oportunidade do pequeno ou médio criador adquirir a preços acessíveis animais de qualidade genética comprovada e capazes de melhorar a produtividade do rebanho, seja ele voltado para a produção de carne ou de leite.", esclarece o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento.
Os animais colocados à venda serão recepcionados e pesados no dia 18, das 7h às 17h no Parque JK. A Abertura oficial da Feira de Touros do Pró-Genética será às 8h30, no dia 19, e contará com a presença do superintendente da ABCZ. Durante todo o dia, técnicos da Emater, da ABCZ e representantes das instituições financeiras estarão no local para prestar atendimento aos criadores interessados em financiar a compra de touros.
Sobre o Pró-Genética
O Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) tem como objetivo a melhoria do gado e da produtividade, a melhoria da renda do produtor, agregação de valor, melhoria da liquidez de reprodutores, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização.
O lançamento oficial do projeto, uma parceria da ABCZ, Emater e Governo de Minas, aconteceu em 2006. Em 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o Pró-Genética como um programa nacional. Desde então, a ABCZ já firmou parceria com vários governos estaduais para a implantação do projeto, como Espírito Santo, Bahia, entre outros.