ABCZ celebra convenio do Pró-Genética no Espírito Santo
Como forma de ampliar as oportunidades para que os pequenos e médios produtores do Espírito Santo possam adquirir animais de qualidade para reprodução dos rebanhos, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), celebrará amanhã (23/8) convênio do Pró-Genética - Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino Brasileiro - com a Secretaria da Agricultura do Estado.
A assinatura do documento será feita pelo presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes, e pelo Secretário César Colnago às 15 horas, no Auditório Café com Prosa, durante a GranExpoES 2008, que acontece no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, da Serra, Região Metropolitana da Grande Vitória.
O Pró-Genética tem como objetivo a melhoria do rebanho e da produtividade, a melhoria da renda do produtor, agregação de valor, melhoria da liquidez de reprodutores, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização.
O lançamento oficial do projeto aconteceu no dia 16 de setembro de 2006, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG). Na ocasião foi realizada a 1ª Feira de Tourinhos, que ofertou reprodutores das raças zebuínas de alta qualidade genética.
As entidades que apóiam o projeto em Minas Gerais são: ABCZ, EMATER/MG, Sindicato Rural de Uberaba, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Epamig, Intituto Mineiro de Agropecuária, Certrim, Coopervale, além de várias outras cooperativas e sindicatos rurais de Minas Gerais.
Encontro com criadores
Como tem feito depois de sua posse como presidente da ABCZ, José Olavo e a diretora de Ouvidoria Leila Borges apresentarão metas e objetivos da entidade aos associados do Espírito Santo, que terão espaço para expressar opiniões e esclarecer dúvidas.
De acordo com Leila Borges, esse é um momento em que a ABCZ se aproxima dos problemas vivenciados em cada Estado, para tentar, com sua representatividade, somar esforços a fim de caminhar em prol das soluções esperadas pelos criadores. O presidente da ABCZ salienta que a entidade está sempre aberta a sugestões que possam melhorar ainda mais o atendimento aos seus associados e garantir a eficiência dos serviços prestados. Além do encontro com os criadores, o técnico responsável pelo escritório da ABCZ em Vitória (ES), Lauro Fraga, lembra que a diretoria também fará reunião com os colaboradores do escritório.