Português
22 DE AGOSTO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Participantes aprovam 1ª Expogenética

Sucesso de público com mais de 700 participantes, entre criadores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Ciências Agrárias, a 1ª edição da Expogenética chega ao final com um balanço extremamente positivo. Realizada em Uberaba/MG, entre os dias 17 e 22 de agosto, juntamente com o 7º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, a exposição atingiu seu objetivo de congregar em um só espaço todos os elos que integram o melhoramento genético de zebuínos no país e dessa forma difundir a necessidade da aplicação da avaliação genética no dia-a-dia da pecuária brasileira.
Para o presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), Dr. Raysildo Barbosa Lôbo, o evento já pode ser considerado um "divisor de águas" da pecuária zebuína. "Percebemos a pujança de todos os programas de melhoramento genético que foram aqui apresentados, além do início de uma mudança de mentalidade dos participantes. Aqueles que ainda tinham dúvidas sobre a necessidade do melhoramento genético, já aderiram ou procuraram uma forma de aderir a algum tipo de programa durante o evento", destacou Raysildo.
A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vânia Maldini Penna, concorda. Segundo ela, criou-se uma excelente expectativa em torno deste evento. "Foi uma surpresa extremamente gratificante a ABCZ promover um evento sobre genética em moldes científicos modernos, valorizando o melhoramento. Percebi nos participantes a satisfação de estarem em um ambiente de discussão que será útil para a otimização da avaliação genética nas propriedades", revelou.
Para o criador de nelore José Eduardo Ribeiro Matta, da Fazenda Santo Antônio, localizada em Prata/MG, o evento atendeu as expectativas, pois uniu a teoria à prática. "Um dos papéis da ABCZ é sinalizar para os criadores as tendências e os caminhos a serem seguidos. Mesmo que grande parte dos pecuaristas não esteja preparado para aplicar as técnicas aqui demonstradas, temos a possibilidade de ter uma idéia de como a pecuária caminha. Isso é importante para o nosso planejamento", afirmou.
A estudante de zootecnia da Universidade Estadual de Goiás, Patrícia da Silva Pimenta, também avaliou de forma positiva a participação no evento. "Tanto as palestras como os mini-cursos foram muito produtivos. Pude perceber que os conteúdos teóricos que vemos na sala de aula e que muitas vezes pensamos que não iremos aplicar na prática, foram demonstrados aqui", ressaltou.


A Expogenética será encerrada hoje (22/08) com um mega leilão que colocará a venda 400 touros provados. O remate acontece às 13h, no tatersal da Leilopec.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar