Português
22 DE AGOSTO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Técnicos da ABCZ participam de atualização do PMGZ durante Expogenética

A 1ª Expogenética, realizada juntamente com o 7º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, entre os dias 17 e 22 de agosto, foi o momento escolhido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para a atualização de 130 técnicos de campo da entidade.
Além dos conhecimentos adquiridos no evento durante toda essa semana, os técnicos irão passar durante todo o dia de hoje (22/08) por uma revisão do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). "A Expogenética criou um ambiente propício para a revisão de conhecimentos e discussão da atuação dos técnicos. Iremos discutir questões técnicas, mas, além disso, também falaremos da importância do trabalho de extensão feito por esses profissionais. Os técnicos da entidade estão demonstrando um comprometimento muito grande, isso é importante para o fortalecimento do maior programa de melhoramento genético do país", disse Carlos Henrique Cavallari Machado, superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Sobre o PMGZ

O programa da ABCZ abrange todo o território nacional, possibilitando a participação de rebanhos de todas as raças zebuínas. Em seu banco de dados há informações de mais de 3 milhões de animais. Anualmente, cerca de 180 mil novos animais são integrados ao PMGZ. Suas três provas zootécnicas possibilitam realizar a avaliação genética de todos os animais zebuínos, sejam jovens ou adultos, e oferecem informações consistentes e de fácil interpretação, além de serem reconhecidas mundialmente. Priorizando o melhoramento do gado zebu, a ABCZ também colabora com dezenas de universidades e entidades na área de pesquisas cientificas, fornecendo informações zootécnicas e de genealogia.
A participação no PMGZ auxilia o criador na melhora da fertilidade do rebanho; evidencia os animais mais precoces; melhora os índices de ganho de peso, diminui o intervalo entre as gerações, coloca à venda animais testados, agregando valor aos mesmos; proporciona aos criadores produzirem animais prontos para o abate mais jovens; diminui o custo de produção por unidade de produto; otimiza os recursos da propriedade e aumenta a lucratividade.

A Expogenética foi realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, e contou com a participação de mais de 700 pessoas, dentre criadores, pesquisadores, estudantes e ainda profissionais e pecuaristas estrangeiros de países como Nicarágua, África do Sul, Guatemala e Paraguai.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar