Português
20 DE AGOSTO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Público prestigia a 1ª Expogenética

A 1ª ExpoGenética, exposição realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), juntamente com o 7º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, está reunindo durante toda essa semana, em Uberaba/MG, um público de mais 700 pessoas de vários estados do Brasil. Grande parte dos visitantes são pecuaristas e profissionais da área de Ciências Agrárias, mas o evento conta ainda com a participação de estudantes de várias instituições de ensino superior.

Tanto a Expogenética, como também o congresso, estão sendo prestigiados ainda por visitantes estrangeiros. Até o momento, já registraram presença no evento quatro profissionais da Guatemala e quatro da África do Sul. Segundo o Departamento de Relações Internacionais da ABCZ, amanhã (21/08) está confirmada a participação de uma comitiva da Nicarágua, com 35 pessoas. Ainda são esperados visitantes de países como Equador, Venezuela e Bolívia.

Na tarde de hoje (20/08), os participantes assistiram a três apresentações referentes ao trabalho de melhoramento genético realizado pela Conexão Delta G, formada por um grupo de 34 associados e cujo trabalho já avaliou 65 mil vacas e mais de um milhão de produtos. A primeira apresentação, feita pelo diretor executivo da Conexão Delta G, Daniel Feijó Biluca, mostrou a trajetória de criação do grupo e ainda os objetivos de seu programa de melhoramento. Em seguida, foi a vez de Vanerlei Mozaquatro Roso, consultor da GenSys, e do zootecnista Dr. William Koury Filho apresentarem de forma mais aprofundada as características preconizadas pelo programa de melhoramento da conexão. "A seleção de nelore da Delta G conduz sempre a um biotipo bastante precoce. Ou seja, animais equilibrados, bem acabados e com boa conformação de carcaça. Acreditamos que esse biotipo traduz uma pecuária mais lucrativa", frisou Koury Filho no final de sua apresentação.

Sobre a ExpoGenética 

Com um formato totalmente diferenciado e criativo, a sétima edição do congresso dinamizou a participação dos visitantes ao realizar as palestras ao ar livre, na pista de julgamento do Parque Fernando Costa, ou seja, onde o resultado do melhoramento genético é demonstrado na prática. Além de apresentações teóricas, o público tem acompanhado dinâmicas na pista, onde os palestrantes demonstram comparando animais das raças zebuínas a importância e o efeito do processo de melhoramento genético.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar