Português
18 DE AGOSTO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Começa 1ª ExpoGenética em Uberaba

Aberta oficialmente na noite de domingo (17/8), a 1ª ExpoGenética, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, (ABCZ), em Uberaba (MG). A feira, que reúne os mais conceituados programas de melhoramento genético do Brasil em um só espaço. Simultaneamente, o 7º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas foi aberto pelo presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, que em seu discurso ressaltou a importância da utilização dos programas na seleção dos reprodutores. O presidente da ABCZ falou a uma platéia de mais de 450 pessoas, entre elas, autoridades legislativas e presidentes de associações de classe. A mesa oficial foi composta também pelo representante do Poder Executivo de Uberaba, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Humberto Guimarães, Márcio Cândido Alves, coordenador geral de Parcerias Institucionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kepler Euclides Filho, diretor Executivo da Embrapa, Maurício Mello de Alencar, representando a Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, Rafael Geraldo de Oliveira Alves, chefe geral da Embrapa Gado de Corte e Marco Túlio Andrade Barbosa, presidente da Fundagri, mantenedora das Faculdades Associadas de Uberaba. Este ano, o congresso será realizado ao ar livre, em um modelo inovador, estabelecendo interatividade com a mostra de animais, inclusive com demonstrações ao vivo em pista. Um telão foi montado em frente às arquibancadas.

Uma feira de inovações tecnológicas faz parte da ExpoGenética, com participação de empresas de renome nas áreas de reprodução bovina, insumos e automotores. Grupo BioVitro, Lagoa da Serra, ABS Pecplan, Alta Genetics, Toyota, Merial, Beckhauser, Ourofino, Nelore Euro, além das associações ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã) prestigiam a feira. A 1ª Expogenética conta com o patrocínio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Central Bela Vista, Bayer, Tortuga, Nova Índia e o apoio da Coca-Cola.

Até sexta-feira, animais machos e fêmeas, que estão entre os 20% top dos programas que participam, estarão em exposição no Parque Fernando Costa. No caso dos animais de seleção para corte, além de terem avaliação genética em seus programas, classificados entre os 20% superiores, prevalece o índice do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Já os animais de seleção para leite, também é exigida avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais positiva, com origem em programas oficiais.  

No dia 22 ainda acontece o Mega Leião que reunirá 410 animais provados, sendo 228 da raça nelore, 74 nelore mocho, 40 tabapuã, 31 guzerá, 24 brahman e nove animais da raça gir. Outros leilões estão oficializados para o período: no domingo (17) aconteceu o Leilão Touros de Uberaba, às 14h, no Rancho da Matinha, no dia 19 de agosto será realizado o 1º Leilão Virtual Pioneiros (organização do pecuarista Joaquim José da Costa Noronha - Kinkão), às 20h, no Tatersal ABCZ. No dia 20 de agosto, às 20h, será a vez do Leilão Paint Virtual (organização da Lagoa da Serra), no Tatersal ABCZ e no dia 24 de agosto, acontece o Naviraí Camparino, às 14h, na Leilopec.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar