Português
14 DE AGOSTO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Ilha de Marajó inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos de 32 municípios da Ilha de Marajó/PA começa nesta sexta-feira (15). A expectativa é de que sejam imunizados, até 30 de setembro, 243.872 bovinos e 267.838 bubalinos. Durante a primeira etapa, em janeiro e fevereiro de 2008, a cobertura vacinal registrada na  região foi de 80%.

 

A etapa de vacinação contra febre aftosa na Ilha de Marajó dura 45 dias devido às condições climáticas, período chuvoso extenso, muitos rios e dificuldades de acesso. As condições de criação praticadas pelos produtores, sistema de criação extensiva em grandes retiros, também dificultam o processo. No restante do estado do Pará, a vacinação será nos meses de maio e novembro.

 

Durante o período de imunização, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizará vacinações assistidas e fiscalizadas em algumas propriedades da região, conforme a intensidade do risco e também em pequenas propriedades de maior dificuldade de acesso.

 

O produtor deverá comprovar a vacinação, até o dia 15 de outubro, nas unidades veterinárias locais. O pecuarista que não imunizar seu rebanho será multado e considerado inadimplente. Com isso, as próximas vacinações serão assistidas por fiscais do serviço veterinário estadual.

 

Búfalos - A Ilha de Marajó é famosa por ter o maior rebanho de búfalos do Brasil, que constitui a base da economia local. São 270 mil cabeças, de acordo com dados do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

 

 

Fonte: Mapa

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar