Português
04 DE AGOSTO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Software da Embrapa pode agilizar Sisbov

Representantes da Embrapa e da  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul estiveram hoje (4/8) na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), para buscar parceria da entidade na implantação do software de gerenciamento do rebanho desenvolvido pelas duas instituições. Criado sob medida para atender à demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o programa permite o trânsito de informações tais como as referentes à Guia de Trânsito Animal eletrônica, acompanhamento sanitário do rebanho e servirá como apoio para o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Os representantes da Embrapa, o médico veterinário Pedro Paulo Pires e a chefe de Comunicação e Negócios Lúcia Gatto, falaram ao presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, sobre a importância da parceria. "Nós procuramos a ABCZ por ser ela a detentora de uma estrutura magnífica em termos de banco de dados dos reprodutores zebuínos, além da relação direta com os produtores", explicou Pedro Paulo. Segundo Lúcia Gatto, a Embrapa criou o portal pecuário na internet para facilitar o trânsito de informações e viabilizar diversos serviços ao produtor.

Também esteve presente à reunião um dos membros da equipe do centro de Ciências da Computação da UFMS, Márcio Roberto Silva, que abordou a funcionalidade do trabalho, que foi desenvolvido a partir da orientação da Embrapa. O sistema interessou à diretoria da ABCZ. "Podemos sim fazer parte dessa parceria", afirmou o presidente da entidade José Olavo. De acordo com o presidente, a entidade poderá coordenar parte do processo, com gerenciamento do banco de dados referente aos animais, a princípio em Minas Gerais.

Uma próxima reunião para tratar do assunto deverá acontecer em Brasília (DF) e poderá contar com a participação do estado do Paraná. A convite da ABCZ, o diretor Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Altino Rodrigues Neto, também participou da reunião, bem como o superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ João Gilberto Bento, que tem acompanhado as reuniões relacionadas à rastreabilidade junto ao Ministério. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar