Português
04 DE JULHO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Giroleite reúne mais 4 mil crianças no Parque Fernando Costa

O Projeto Giroleite da MEGALEITE 2008 terminou na quinta-feira (03/07). Estiveram no Parque Fernando Costa cerca de quatro mil crianças durante três dias.  Trata-se de uma parceria entre a Fundação Museu do Zebu "Edilson Lamartine Mendes", Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e o Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba.
A 7ª edição do Projeto "Giroleite" realizado nos dias, 01, 02 e 03 de julho teve como objetivo valorizar a pecuária leiteira, mostrando a cadeia produtiva, seus avanços tecnológicos, estabelecendo uma relação entre zona rural e urbana. A proposta visa promover uma reflexão da relação do ser humano com o ecossistema, conscientizando para o desenvolvimento sustentável apresentando a importância do leite na alimentação balanceada, desde tenra idade.
O projeto contempla a proposta pedagógica extracurricular dos sistemas de ensino, no que tange a peculiaridade local prevista pela LDB 9394/96; possuindo todas as vertentes para uma vivência transdisciplinar. A programação permitiu aos participantes ter acesso ao conjunto de conhecimentos elaborados necessários ao exercício da cidadania.
Através dos Cenários Didáticos, espaços previamente preparados para a Excursão Cultural Temática, os participantes puderam ver toda a cadeia produtiva leiteira desde uma bezerrinha recém nascida, ordenha manual e mecânica, nutrição animal, genética, insumos, saúde animal, raças leiteiras e a importância de se preservar o meio ambiente. Enfim, todo o trabalho envolvido na produção e no processamento do leite, que começa no dia-a-dia da fazenda, com o produtor rural, depois é transportado, industrializado e comercializado nas redes de distribuição de gêneros alimentícios.        
O Giroleite proporciona a integração e interação dos discentes, matriculados nos Sistemas de Ensino com a MEGALEITE - 5ª Exposição Brasileira de Agronegócio do Leite.

Concurso - Os alunos de escolas públicas, particulares, creches, ONG's, APAE e associações que participaram do projeto concorrem a prêmios do concurso " Um Doce deleite". Eles deverão fazer um desenho (faixa etária  4 a 6 anos), Texto em Verso - poesia ou poema (faixa etária de 7 a 9 anos) e  Trabalho Artesanal (faixa etária  de 10 a 12 anos). As produções artísticas e literárias deverão ser elaboradas em papel A4 e o trabalho artesanal deverá ser elaborado com caixinhas de leite. Deverão ser originais e inéditas, obedecendo ao tema e desenvolvidas na unidade escolar, de forma individual, orientadas pelos professores.

Fonte: Maria Cândida Sampaio - Assessoria de Imprensa da Girolando

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar