Português
26 DE JUNHO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

ABCZ propõe nova análise do Sisbov

 

Novo grupo de trabalho da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, formado ontem (25/06) durante reunião em Brasília (DF), vai definir se o serviço de rastreabilidade bovina, o Sisbov, deve ser um coordenado pelo setor público ou privado. A proposta de estudo foi feita pelo representante da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) na Câmara Setorial, superintendente de Marketing da entidade João Gilberto Bento.
"Em qualquer das opções, a indústria terá que repassar para o setor produtivo parte do bônus da venda para mercados de alta remuneração, caso da Europa, premiando de forma justa o fornecedor (pecuarista), estabelecendo uma relação comercial mais justa e inteligente. Assim, o criador terá como investir no atendimento aos padrões exigidos pelo Sisbov", diz Bento. Além da ABCZ, o grupo de trabalho será formado pela Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Outro assunto discutido na reunião foi a implantação da Guia de Transferência Animal (GTA) eletrônica em todo o país. Atualmente, o serviço só funciona em alguns estados, pois está em fase de adaptação.
Durante a reunião, um segundo grupo de trabalho foi constituído para verificar a fabricação de vacinas contra a febre aftosa na América do Sul.  "O Brasil está adiantado na fabricação desses produtos, então o nosso objetivo é harmonizar os procedimentos de todas as indústrias e, além disso, analisar os mecanismos de cooperação com os estados fronteiriços, principalmente com a Bolívia", diz Aguinaldo José de Lima, assessor especial do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em nota divulgada ontem pelo MAPA.  
      

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar