Português
24 DE JUNHO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Preço de fertilizantes deve estabilizar, diz presidente da Câmara de Insumos

A situação dos fertilizantes no Brasil foi debatida, nesta segunda-feira (23), em Brasília, durante reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários. O presidente da Câmara, Cristiano Walter Simon, disse que a sinalização do mercado é que não haverá elevação dos preços e, sim, estabilização nos patamares atuais. "Isso se deve ao fornecimento equilibrado de produtos para a demanda nacional e aos estoques, que estão satisfatórios. Podemos garantir que, neste ano, não vai faltar adubo para o plantio. Além disso, está previsto aumento de área para culturas como soja, milho, cana, café e algodão", ressaltou.

No encontro, também foi discutida a prorrogação do convênio n° 100/97, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata da redução da base de cálculo do ICMS sobre os insumos agropecuários. "Há consenso, entre todos os envolvidos nesse processo, de que essa prorrogação é importante", explicou Simon.

De acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), no período de janeiro a maio de 2008, foram entregues aos consumidores nove milhões de toneladas de fertilizantes, 95% a mais que o utilizado em 2006. A expectativa da indústria é de que, até o fim do ano, sejam entregues 26 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa aumento de 5% em relação a 2007. (Da Redação)

FONTE: MAPA

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar