Português
23 DE JUNHO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Criadores de Rondônia prestigiam reunião com ABCZ

Mais de 150 pessoas estiveram reunidas com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu na semana passada para discutir sobre a pecuária do estado de Rondônia. Na sexta-feira (21/06), além do presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, da diretoria de Ouvidoria, Leila Borges, e do superintendente Geral da entidade, Agrimedes Onório, várias autoridades fizeram parte do encontro com os criadores. Entre elas, o  vice-prefeito de Ji-Paraná, Assis Canuto, o presidente do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (FEFA), José Vidal Hilgert, o presidente da Associação Rondoniense de Criadores de Nelore (ARCN), José Ramalho de Lima, o presidente da Associação Rural de Rondônia (ARR), Coriolano Nogueira Franco, e os conselheiros da ABCZ naquele estado Alaor José de Carvalho e Marco Túlio Costa Teodoro. "Nosso maior objetivo com esses encontros, é o fortalecimento das relações com os criadores", afirma José Olavo.

Entre os assuntos em pauta, além da prestação de contas da ABCZ e da revelação de novidades em prol do criador, foi discutido o apoio no tocante à movimentação para a abertura de uma estrada rumo ao oceano Pacífico, passando pelo estado do Acre e pelo Peru. O objetivo do pedido dos criadores é viabilizar o canal para exportação de alimentos em geral, grãos e animais. Além da verificação da logística, o intento ainda deve receber estudo sobre sua viabilidade e segurança sanitária. Outro fato abordado no encontro, foram as invasões de terra. Foi solicitado que a ABCZ reforce o trabalho realizado junto ao Governo Federal para conter esse tipo de agressão feita aos criadores e ao seu patrimônio. Segundo os pecuaristas, os invasores agem sem qualquer respaldo legal e danificam propriedades produtivas. O georeferenciamento, que obriga o proprietário rural a fazer a descrição da propriedade, em seus limites, características e confrontações, através de memorial descritivo, foi outro ponto abordado pelos participantes.

Rondônia agora faz parte dos estados já visitados pela diretoria da ABCZ, a exemplo das reuniões realizadas com criadores nos estados  Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), Redenção (PA), Três Lagoas (MS), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Recife (PE) e Londrina (PR). Todas com objetivo de, entre outras coisas, fortalecer a atuação dos conselheiros estaduais e garantir a aproximação da entidade junto ao criador em todo o Brasil.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar