Português
23 DE JUNHO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Termina prova de ganho em peso no Espírito Santo

Sai resultado final da 4ª Prova de Ganho em Peso a Pasto Tabapuã 3 Fronteiras, realiada na Fazenda Heringer, em Pedro Canário (ES). Na sexta-feira (20/06) aconteceu a entrega dos prêmios aos três  primeiros colocados. Foram eles: em 1º lugar o animal Inverso de Tabapuã, do criador Fabio Zucchi Rodas, em  2º ficou o animal Recanto MB da Flor, dos proprietários Antonio A V. Bossi e Irmã Condomínio e em 3º lugar ficou o animal Rajabe MB da Flor, também de propriedade de Antonio A V. Bossi e Irmã Condomínio.

Os patrocinadores da prova, Fertilizantes Heringer e Tortuga, entregaram uma placa confeccionada especialmente para o evento aos proprietários dos três vencedores, além de o Troféu Alexandre Reuter Lima, que ficará de posse do ganhador até o próximo ano, quando passará para o próximo ganhador. Segundo o técnico responsável pelo Escritório Técnico da ABCZ em Vitória, Lauro Fraga Almeida, o criador cujos animais ganharem três vezes a prova ficará definitivamente com o troféu.

Antecedendo a premiação, aconteceu a palestra do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Vicente do Vale, que abordou o tema "criopeservação de sêmen bovino". O professor também foi o responsável pelos exames andrológicos dos garrotes. Outra palestra, ministrada pelo zootecnista e gerente da Tortuga ES-RJ, William Gaedi, tratou do consumo de minerais, índice pluviométrico e manejo dos animais durante a prova. O responsável pelo ETR de Vitória, Lauro Fraga Almeida, apresentou a análise da PGP e os resultados finais. "Toda prova nos ensina muito sobre o manejo para com os animais, relacionamento profissional (técnicos x trabalhador rural x criador) e também relacionamento homem e animal", explica. Lauro revela que a prova aconteceu durante um período grande e severo de seca, que se estendeu até dia 26 de novembro do ano passado. Nesse período, os animais chegaram a ter perda de peso, mas se recuperaram e, no final, apresentaram um GMD (ganho médio diário) de 538 gramas por dia, durante os 224 dias de prova efetiva. "O que equivale a 6,5 @ por cabeça ao ano. Lembrando que a média de suporte foi de 1,7 UA (unidade animal) por hectare, teríamos, então, um ganho de 11@ por hectare. Isso comprova que trabalhando com boa genética e correto manejo de pastagens a pecuária é competitiva, se comparada com outras atividades do agronegócio", afirma Lauro. Os animais terminaram a prova, em 16 de maio, com 555 dias de idade e 351 kg, apresentando bom estado corporal.

Segundo Lauro Fraga, é importante agradecer a participação dos criadores e dos patrocinadores. "Agradecemos mais uma vez o apoio dos patrocinadores Fertilizantes Heringer e Tortuga por ajudarem na execução destas quatro provas de ganho em peso da raça tabapuã, no núcleo 3 Fronteiras, pois permitiram, além da avaliação genética dos animais, um intercâmbio técnico-científico entre criadores, estudantes, profissionais, professores universitários e trabalhadores rurais", conclui.

Próxima prova

 

A 5ª PGP a Pasto Tabapuã 3 Fronteiras será na Fazenda Chaparral, de propriedade de Vindilino Diaz Mota, em Nanuque (MG). A entrada dos animais acontece no dia oito de agosto deste ano. A pesagem inicial será realizada no dia 17 de outubro de 2008.

Os criadores interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail tecnico097@abcz.org.br ou pelo telefone (27) 3328-9772. Será necessário informar o número de bezerros, com respectivos Registros Genealógicos de Nascimento e datas dos nascimentos. "A princípio estamos pensando em cinco bezerros por criador, mas o senhor Vindilino gostaria de receber em sua fazenda 70 cabeças. Portanto, de acordo com os interessados concluiremos o número de animais por criador", explica Lauro Fraga.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar