Português
18 DE JUNHO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ABCZ completa 74 anos

Maior organização de pecuária zebuína do mundo, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) completa hoje (18/06) 74 anos de dedicação ininterrupta à promoção, registro genealógico e melhoramento genético das raças zebuínas. Em 18 de junho de 1934, ocorria a absorção do "Herd Book da Raça Zebu" pela SRTM (Sociedade Rural do Triângulo Mineiro), que 33 anos depois seria transformada em ABCZ.
Ao longo das últimas setenta décadas, a ABCZ incentivou a expansão das raças zebuínas no Brasil, uma vez que são as mais adaptadas ao clima e à criação extensiva a pasto. Com a expansão do zebu em todo o território nacional e a utilização de técnicas de melhoramento genético, o país conseguiu a partir do ano de 2003 se tornar o maior exportador de carne bovina em termos de volume do mundo, além de aumentar significativamente o volume de leite produzido pelos animais leiteiros. "Foram setenta anos de muito trabalho, mas é gratificante ver que ao longo destas décadas a ABCZ tornou-se a maior entidade de pecuária zebuína do mundo, respeitada no Brasil e no exterior. Isso se deve ao trabalho de todas as diretorias da entidade. Atualmente, a pecuária está numa fase de ascendência e deve cada vez mais ser produtiva e tecnificada", salientou o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes.
Este ano, o Controle Desenvolvimento Ponderal da ABCZ também comemora 40 anos de existência. O controle é uma das mais importantes provas zootécnicas realizadas pela associação. Em 2008, o Controle Leiteiro oficial da entidade completou 30 anos.

A ABCZ completou em 2008 a marca de 17 mil associados.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar