Português
10 DE JUNHO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Raça guzerá bate recorde em torneio leiteiro

A vaca Nação da Taboquinha, de propriedade de Sinval Martins de Melo, bateu o recorde mundial de produção de leite em torneios públicos da raça Guzerá.
O feito aconteceu durante a SUPERAGRO 2008 (Exposição Agropecuária Estadual de Minas Gerais), realizada em Belo Horizonte, entre os dias 2 e 4 de junho. A produção aferida foi de 42,120 kg de leite por dia.
O torneio foi disputado por dez animais de diversos criadores, e teve a maior média da história do guzerá brasileiro: 27 kg de leite por animal por dia.
O recorde anterior, pertencente à Nagóia da Taboquinha (37,1 kg/ dia), já durava cinco anos, e também foi batido por Dica da Ilha Funda, de propriedade de Agostinho Alcântara de Aguiar. Na categoria vaca jovem, venceu Nebrasca TE JF, de propriedade de José Transfiguração Figueiredo.
As produções obtidas durante o evento revelam a grande evolução recente da raça na produção de leite, com o uso intensivo de tecnologia nas áreas de genética, manejo e reprodução. Tem havido ainda grande incremento no número de criadores fazendo controle leiteiro oficial de seus rebanhos, como maneira de progredir mais rapidamente neste quesito e fornecer informações confiáveis aos compradores de sêmen e animais da raça.

Fonte: Virgílio Melo - Fazenda Taboquinha

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar