Português
21 DE MAIO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Estância Zebu poderá sediar campo agrostológico com principais forrageiras do Brasil

Projeto da ABCZ em parceria com a Embrapa Gado de Corte poderá fazer da Estância Zebu, localizada na MG-427 a poucos quilômetros de Uberaba/MG, a sede de um campo agrostológico com unidade de demonstração das principais forrageiras tropicais do Brasil. Na manhã de hoje (21/05), o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Ademir Hugo Zimmer visitou o local acompanhado do superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. Segundo Zimmer, a área da Estância Zebu pode abrigar ainda outros projetos entre a ABCZ e Embrapa, como por exemplo, pesquisas e demonstrações na área de manejo de pastagens. "A primeira fase do projeto do campo agrostológico é a preparação do solo e a plantação das forrageiras, o que pode acontecer até o mês de outubro deste ano", informa.
O campo agrostológico será composto por canteiros de 4 x 8 metros, com onze forrageiras tropicais e/ou consorciações. Para cada forrageira/consorciação, o sistema de produção de pastagem será demonstrado por dois piquetes. No local serão apresentadas forrageiras como brachiaria, panicum, stylosanthes, penissetum, andropogon, stylosanthes-andropogon e stylosanthes-brachiaria decubens. A vitrine de zebuínos será composta por exemplares de cada uma das raças criadas no Brasil. Cada raça será colocada em piquetes de um hectare, formados com brachiaria brizantha cultivar Piatã, estrutura de água, cercas e parte de cobertura e cochos.
O local servirá como vitrine das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa na área de pastagens tropicais, atuando como espaço para transferência tecnológica de conhecimentos da empresa de pesquisa para os produtores e criadores.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar