Português
09 DE MAIO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Mérito ABCZ encerra ExpoZebu 2008

Em mais uma edição, o Mérito ABCZ homenageará personalidades do cenário pecuário nacional e internacional que contribuíram com a evolução do zebu. A entrega da comenda será realizada amanhã (10/05), a partir das 20h, no Centro de Eventos "Rômulo Kardec de Camargos". O Mérito ABCZ encerrará o calendário de eventos da ExpoZebu 2008, realizada entre os dias 28 de abril e 10 de maio, em Uberaba/MG. Confira abaixo quem são os homenageados deste ano.

Abelardo Luiz Lupion Mello

No meio político, o deputado curitibano Abelardo Luiz Lupion Mello é reconhecido como uma das lideranças mais representativas da Câmara Federal. Em seu quinto mandato, ele continua sendo referência, sobretudo, na defesa dos interesses dos produtores rurais. Assim como na carreira política, o gosto pela pecuária zebuína foi herdada do avô. Em 1982, o plantel da família passou a ser gerenciado por Abelardo Lupion que hoje em sua fazenda localizada no Norte do Paraná cria 360 matrizes. Em sua propriedade, Lupion realiza uma Prova Ganho de Peso, oficializada pela ABCZ, e mantém parcerias com criadores em prol do melhoramento da raça. O trabalho desenvolvido através da marca Nelore Beka vem colhendo frutos positivos. Hoje, Abelardo Lupion ocupa o 1º lugar no Ranking Paranaense como melhor Expositor 2008. Lupion é formado em administração de empresas. Nasceu em 1952. É casado com Denise Maria Debone Lupion Mello e pai de 2 filhos.

Aloísio Garcia Borges

O uberabense Aloísio Garcia Borges, de 71 anos, dedicou mais de cinco décadas de sua vida à pecuária. Quando criança acompanhava o pai Osvaldo Cruvinel Borges na criação de zebu da família que teve início em 1934, com o avô Edmundo. Trabalhou como mascate e como pecuarista, dedicou-se por vários anos à criação de nelore. Sempre com o apoio da esposa Maria Ângela e dos filhos Maria Virgínia, Taciana Maria, Osvaldo Neto e Aloísio Júnior, Aloísio continua a investir no agronegócio. Além de se dedicar à plantação de cana, atualmente, investe na produção de leite com animais da raça girolando e há pouco mais de cinco anos começou a investir no brahman. Extremamente atuante, Aloísio já participou como diretor de várias gestões da ABCZ e vice-presidente da FAZU. A última participação aconteceu durante o triênio 2004-2007, quando Aloísio atuou na diretoria de Parque. Além de ter participado das decisões na ABCZ, o criador também empresta seu conhecimento e experiência, como diretor, ao Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e CERTRIM (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro).

Fidélis Barreto

Fidélis Barreto iniciou na pecuária em 1975, quando adquiriu o Campeão Nacional Antu, primeiro bezerro POI a ser controlado no Brasil, filho direto de Karvardi e Krinda. Desde então começou a acumular prêmios e teve o seu plantel reconhecido como de qualidade já na primeira geração. Numa busca atenta aos melhores plantéis da Bahia e do Brasil, observando o nível zootécnico dos mais renomados criatórios, é que há 36 anos o titular da Fazendas Reunidas BH vem acumulando resultados positivos e se destacando na evolução genética da raça nelore em todo país. Fidelis Barreto é casado com Neuza Cássia Meira Barreto, com quem tem quatro filhos: Fernando, Silvana, José Augusto e Rodrigo. Fidélis e Neuza têm sete netos.

Hely Caetano Ribeiro

Na fazenda Olhos D'Água, localizada em Uberaba, Hely Caetano Ribeiro manteve seu primeiro contato com a criação de zebu, a partir da criação de gado gir do pai Erotides. Graduado em Direito, ainda jovem, resolveu se dedicar à compra e venda de animais pelo Brasil. Em 1961 começou a trabalhar como mascate e durante muitos anos viajou por várias exposições do país a trabalho. Em uma parceria mantida durante 23 anos com o sócio Nenê Gomes, Hely vendeu gado inclusive para outros países, exportando animais para Venezuela e Paraguai. Atuou como mascate até 1974, quando resolveu investir seu tempo na própria criação. A partir de então começou a criar nelore e girolando, nas fazendas Grão de Ouro e Induberaba, ambas localizadas no município de Indiavaí/MT. Foi diretor da ABCZ durante a gestão de Arnaldo Rosa Prata, entre 1968 a 1970. Hoje, aos 68 anos, ele continua se dedicando à pecuária. Hely é pai de Erotides Neto, Teresa Cristina, Anderson, Antônio Augusto e Cristiano. Seus filhos lhe deram oito netos.

Orestes Prata Tibery Júnior

Orestes Prata Tibery Júnior ou simplesmente Orestinho, é reconhecido como um pecuarista dedicado ao zebu. A paixão pelas raças zebuínas foi herdada da família logo cedo. Aos 19 anos, iniciou seu próprio plantel com a raça nelore. Em seguida partiu para a criação das raças nelore mocha, gir, guzerá e mais recentemente brahman. Na cidade de Três Lagoas/MS, Orestinho também se dedica como empresário ao ramo da hotelaria. Participou de quatro gestões como diretor da ABCZ. Entre 2004 e 2007, assumiu o desafio de ser presidente da entidade. Em sua gestão como presidente, Orestinho priorizou a modernização da estrutura física do Parque Fernando Costa. Ainda durante sua gestão, a ABCZ adquiriu a Estância Zebu, área localizada a poucos quilômetros do parque, utilizada como suporte para as exposições realizadas em Uberaba e ainda para a realização de provas zootécnicas. Orestinho é casado com Ellen Martins. É pai de José Carlos, Ruth, Orestes, Ângelo e Luiza. Orestinho é avô de 13 netos.

Paulo Ferolla da Silva

Natural da cidade mineira de Formiga, Paulo Ferolla da Silva iniciou seu trabalho como agropecuarista aos 25 anos, quando adquiriu sua primeira propriedade rural. Ali deu início à criação de gado gir adquirido dos criadores. Dedicou-se à criação de gado gir por aproximadamente 30 anos, até liquidar o rebanho. Após a liquidação do plantel, Ferolla iniciou a criação de nelore mocho e  nelore em sociedade com José Olavo Borges Mendes. Os rebanhos nelore e nelore mocho também foram liquidados após dez anos de trabalho de seleção. Atualmente, desenvolve um projeto de pecuária de leite e corte nas fazendas Cruzeiro do Sul, em Uberaba/MG e Santo Antonio dos Carneiros, em Turvânia/GO. Desde o início da atividade como agropecuarista, Paulo Ferolla participa de associações e entidades que congregam produtores com o mesmo projeto. Um dos primeiros membros do Colégio de Jurados da ABCZ, Ferolla já participou do Conselho Consultivo da associação, do Conselho Técnico da raça gir em três mandatos, tendo atuado ainda como diretor e vice-presidente em seis gestões.  Ferolla também é reconhecido por sua atuação política. Foi prefeito da cidade de Uberlândia/MG, entre 1993 e 1996. Durante os quatro mandatos de Virgílio Galassi à frente da Prefeitura de Uberlândia, Paulo Ferolla, foi secretário de Finanças e Desenvolvimento. É casado com Maria Aparecida Carneiro Silva, com quem tem três filhos Paulo Maurício Carneiro Silva, Rogério Carneiro Silva e Cristiane Carneiro Silva. Tem sete netos.

Abelardo Conde Medina
Desde a infância o mexicano Abelardo Conde Medina começou a colaborar com o pai em uma pequena propriedade. A partir de então surgiu o interesse e a vocação pela pecuária, à qual resolveu dar prosseguimento ao seguir a carreira de engenheiro agronômo e zootecnista pela "Escuela Nacional de Agricultura de Chapingo", no México.Em 1967, Abelardo Conde começou a desenvolver sua primeira fazenda com a criação de gado guzerá. Sua propriedade, o "Rancho El Retiro", é reconhecida em nível nacional e internacional pela qualidade de seu gado nelore e nelore mocho, muito premiado em diferentes exposições. Além do trabalho como criador, Abelardo se destaca pelo comprometimento com a promoção do zebu em seu país e no mundo. Foi conselheiro da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (AMCC), entre 1994 e 2006; presidente do Comitê da raça nelore da AMCC, entre 1995 e 2007; vice-presidente do comitê organizador permanente da Feira de Yucatán; primeiro secretário da Asociación de Criadores de Ganado de Registro de Yucatán; presidente da Asociación de Criadores de Ganado de Registro de Yucatán e membro da Asociación Ganadera Local de Tizimín desde 1970. Abelardo é casado com Geny Mena Lopéz, com quem tem três filhos: Abelardo, Juan Manuel e Mariana.
Ulisses Cansanção Acioli Filho

Ulisses Cansanção Acioli Filho é formado pela Escola de Agronomia de Pernambuco, curso que concluiu em 1948. Seu primeiro trabalho foi na Secretaria de Agricultura daquele estado. Foi funcionário público federal do Ministério da Agricultura, em Brasília, onde ocupou o cargo de diretor de Fomento da Produção Animal. Ocupou ainda o cargo de Secretário de Agricultura do Estado de Alagoas, quando teve a oportunidade de receber, em Fernando de Noronha, o gado zebuíno proveniente da Índia para criadores do Brasil.  Já em Londrina, Paraná, organizou a criação das raças zebuínas importadas da Índia pelo Dr. Celso Garcia Cid, por meio do Ministério da Agricultura. Foi também diretor do Serviço de Registro Genealógico da ABCZ.  Depois trabalhou como diretor da Sociedade Rural Brasileira, de São Paulo, e também como Delegado Federal da Agricultura no Estado de Alagoas e Superintendente do INSS Estadual. Após sua aposentadoria, o prazer de continuar levando auxílio aos criadores fez com que assumisse, como colaborador da ABCZ, o ETR/Alagoas, em 1989. Hoje Dr. Ulisses também se dedica à criação da raça guzerá.

Carlos Alberto de Sene Dias

O colaborador Carlos Alberto de Sene Dias acompanhou de perto o crescimento da ABCZ nas últimas três décadas. Ainda jovem, aos 21 anos começou a trabalhar na entidade como auxiliar no departamento de Genealogia, nos setores de Registro de Nascimento e Inseminação Artificial. A dedicação ao trabalho e responsabilidade, marcas registradas de "Carlim", como é conhecido na ABCZ, fizeram com que em 1982 ele passasse a atuar no setor de Tesouraria, primeiramente como faturista e posteriormente como tesoureiro, cargo que ocupa até os dias de hoje. Na Superintendência Financeira da entidade, ele é o responsável por gerenciar o caixa da entidade, onde lida com faturamento, contas a receber e a pagar. Natural de Uberaba/MG, ele é filho de Euclides Dias (in memorian) e Maria Dias de Sene. É casado com Ângela Beatriz de Freitas Sene Dias, com quem tem Thiago e Bruna. O casal tem uma neta.


 
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar