Português
06 DE MAIO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Estados também serão responsáveis por auditorias do Sisbov

 


Os estados também serão responsáveis pelas auditorias das propriedades que pretendem exportar carne bovina in natura para a União Européia (UE). A formalização da medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de maio, por meio da Instrução Normativa nº 24 de 30 de abril de 2008, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Agora, além dos fiscais federais agropecuários do Mapa, médicos veterinários habilitados dos órgãos de defesa agropecuária dos estados e do Distrito Federal poderão avaliar o sistema de certificação e os procedimentos das certificadoras credenciadas para verificar as conformidades de acordo com as normas do Sisbov, constantes na Instrução Normativa nº 17 de 2006.

Treinamento - No início de abril, cerca de 200 fiscais do Mapa e dos órgãos executores do Serviço de Defesa Agropecuária dos estados participaram do treinamento para aprimorar o conhecimento das normas do Sisbov. Eles tiveram 24 horas de aulas teóricas e a capacitação prática, com duração de 16 horas, foi realizada em campo, nos seis estados habilitados a exportar carne para a UE.

O treinamento da primeira turma de auditores do Sisbov terminou no último dia 24. Os fiscai, treinados nessa primeira etapa, atuarão como monitores das novas turmas de auditores. O objetivo é capacitar o maior número de fiscais para trabalhar nas auditorias dos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e, com isso, retomar o fluxo de comércio de carnes com a UE.

 

FONTE: MAPA

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar