Português
04 DE MAIO DE 2008. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Mercado para produtos sustentáveis e crédito ambiental abrem Simpósio

Duas palestras abriram o primeiro dia do simpósio Zebu: Pecuária Sustentável, que acontece hoje e segunda-feira (5), durante a 74ª ExpoZebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Durante a solenidade de abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, destacou a importância do emprego da sustentabilidade na pecuária brasileira. "A ABCZ, como protagonista do extraordinário desenvolvimento da pecuária bovina no Brasil, assume o seu papel também nessa nova fronteira histórica da produção agropecuária, que é a conquista da sustentabilidade. A conquista da capacidade de suprir as necessidades imediatas de alimentos e matérias-primas da humanidade, sem comprometer o futuro do planeta e das novas gerações", afirmou.

Mercado. O tema "Visão do Mercado para Produtos Sustentáveis" foi abordado pelo zootecnista, pecuarista e diretor de Meio Ambiente do Grupo Maggi, Ocimar Vilela. Segundo o palestrante, o consumidor está cada vez mais consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. "Este é o principal motivo para que o produtor olhe para as questões da sustentabilidade, dando ênfase ao tripé econômico-social-ambiental", afirma.
Ainda de acordo com o pecuarista, o Brasil tem a pecuária mais sustentável do mundo, inclusive com as leis mais rígidas, mas caminha para a insustentabilidade. "A carne brasileira está sendo atacada pelo mundo por contribuir com o desmatamento da Amazônia. Precisamos reverter este quadro. Uma ação fundamental é a recuperação de todas as APP's (Áreas de Preservação Permanente), das matas ciliares, das áreas degradadas. Se cada produtor desenhar um sistema simples de gestão sócio-ambiental de sua propriedade, grande parte dos problemas seria resolvida e estaríamos a caminho de uma certificação futura", afirma Vilela. Para o palestrante, a conscientização do produtor é fundamental. "Esse tipo de ação por parte do produtor é importante para manter e conquistar mercados", completa.

Crédito. A exigência de novos critérios de sustentabilidade nas atividades agropecuárias para conquista de crédito foi abordadas pelo representante da International Finance Corporation (IFC), Regi Magalhães, que encerrou o primeiro dia de simpósio.
"Os bancos e os mercados começam, por exemplo, a verificar se as fazendas oferecem condições de trabalho adequadas, se elas provocam impactos negativos nas comunidades que estão no entorno, nas comunidades indígenas ou tradicionais", explica Magalhães. Ainda de acordo com ele, também são exigidos certos padrões de qualidade sócio-ambiental nos processos de produção, como, por exemplo, que os fornecedores tenham reserva legal e as APP's estejam de acordo com a legislação ambiental. "Essas avaliações se dão em toda a cadeia produtiva do negócio e exigem um esforço de organização de todos os envolvidos no processo", finaliza.

Mudança de horário. Devido a um imprevisto, a palestra "Visão do Mercado para Produtos Sustentáveis" aconteceu hoje. Amanhã, às 16h, o professor Ricardo Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), ministra a palestra "Produção Sustentável para o Cerrado".

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar