Português
04 DE MAIO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Jornalistas europeus ficam impressionados com estrutura da ABCZ

A Apex Brasil e a Abiec (Associação das Indústrias Exportadoras da Carne), em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), viabilizaram a visita de jornalistas europeus a ExpoZebu 2008. Os profissionais da imprensa européia estiveram na sede da ABCZ hoje (4/5) e conheceram toda a estrutura da entidade e o serviço prestado no registro genealógico de zebuínos. Os jornalistas franceses Luc Vernet (Agra Europe) e Lionel Changeur (Agence Europe), o jornalista escocês Andrew Buglass (The Scotsman), o jornalista inglês Robert Metcalfe (Richmond Towers) e o jornalista irlandês Sean Mac Connell (The Íris Times) foram recepcionados pelo diretor da ABCZ José Rubens de Carvalho (Rubikinho). O superintendente Técnico da ABCZ Luiz Antonio Josahkian e o gerente de Relações Internacionais da entidade, Gerson Simão, fizeram uma explanação sobre o zebu e a produção de carne e material genético bovino no Brasil.

Josahkian mostrou a rusticidade dos animais zebuínos e falou das raças que compõem a espécie. "O zebu se adaptou bem em todas as regiões brasileiras, além de ser altamente produtivo a pasto", disse. O superintendente Técnico da ABCZ falou da evolução do gado ao longo dos anos, desde as primeiras importações, há mais de um século, que eram realizadas de forma precária. Com o trabalho de seleção feito pelos pecuaristas brasileiros, a qualidade dos bovinos melhorou muito de lá para cá e, segundo Josahkian, hoje, o zebu domina a produção de carne no Brasil, uma vez que mais de 80% do rebanho nacional é composto por animais de origem zebuína. O superintendente Técnico da ABCZ ressaltou também a excelência dos animais em cruzamentos e citou os animais girolando, que são fruto de cruzamento entre bovinos das raças gir e holandês.

O gerente de Relações Internacionais Gerson Simão falou sobre o trabalho realizado pelo consórcio Brazilian Cattle Genetics (BCG), criado para viabilizar a comercialização de material genético bovino e animais vivos. Segundo ele, o zebu é a alternativa de produção de carne e leite para os países com clima tropical. "Visitamos a maioria das feiras internacionais e levamos informações sobre o zebu e o trabalho da ABCZ. Hoje o BCG conta com várias empresas e associações de classe como parceiras", afirmou. Gerson também lembrou o sucesso da visitação de estrangeiros a ExpoZebu todos os anos e sobre a estrutura oferecida a eles no Salão Internacional.O local conta com intérpretes, computadores, informação por meio de vários mecanismos de marketing, além dos farm tours, onde os estrangeiros podem conhecer fazendas de produção e centrais de inseminação.

Depois das palestras, os visitantes foram conhecer o banco de dados da ABCZ e ficaram impressionados com a estrutura e toda a tecnologia da informação utilizada pela entidade, que hoje conta com comunicações eletrônicas, nas quais o criador pode, ainda, acessar dados sobre a situação de seus animais nos arquivos da ABCZ. Atualmente, o banco de dados da entidade conta com informações de mais de dois milhões de animais no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Durante a visita a ExpoZebu, os jornalistas europeus assistiram ao julgamento da raça nelore, visitaram pavilhões onde estavam animais das raças guzerá e gir, além do pavilhão do Concurso Leiteiro, que este ano comemora 30 anos. No Salão Internacional os visitantes conheceram a estrutura oferecida aos estrangeiros. Após o almoço, os jornalistas visitaram o Museu do Zebu e depois seguiram para vista a uma fazenda e uma central de inseminação local.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar