Português
04 DE MAIO DE 2008. POR LARISSA VIEIRA

Banco de dados do Sisbov pode ser gerenciado pela ABCZ, diz ministro da Agricultura

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou hoje (04/05) que o ideal é repassar o gerenciamento do banco de dados do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) para a iniciativa privada. A declaração foi feita durante visita à ExpoZebu 2008, maior feira zebuína do mundo. "Se dependesse de mim, a ABCZ [Associação Brasileira dos Criadores de Zebu] assumiria o gerenciamento do banco de dados cabendo ao ministério normatizar. Porém, antes de uma decisão a esse respeito, há necessidade de conciliar interesses", disse.
Stephanes visitou a sede da ABCZ onde conheceu o sistema de gerenciamento do banco de dados da entidade, que conta com 12 milhões de animais cadastrados. Devido a esse grande volume de dados, a associação investe constantemente em segurança. O banco de dados da sede, em Uberaba (MG), é interligado 24 horas por dia com 28 escritórios da ABCZ espalhados por todos os estados. É possível também saber onde cada técnico da entidade está atuando no Brasil, pois eles ficam interligados com a sede através do computador portátil.
O presidente da ABCZ José Olavo Borges Mendes entregou ao ministro o documento "Pacto de Uberaba", elaborado durante a reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), ocorrida no dia 2 de maio. O objetivo do documento é solicitar ao Governo Federal medidas estratégicas e operacionais para erradicar a febre aftosa no Brasil. Uma das medidas seria a retirada da vacinação contra aftosa nas áreas mais estruturadas do país. "Estamos criando condições para que a médio prazo isso aconteça. Uma das preocupações é com a grande região de fronteira. Estamos reunindo com outros países, como o Uruguai, pra definir estratégias para erradicar a doença. Acredito que em três ou quatro anos a doença estará erradicada", afirmou Stephanes. Sobre as negociações com a União Européia, o ministro acredita que até o final do ano as exportações voltarão a ser feitas em grande volume.
Depois de visitar a sede, o ministro passeou pelo Parque Fernando Costa e acompanhou o julgamento de animais, iniciado hoje na ExpoZebu 2008.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar