ExpoZebu 2008: Extensionistas querem ampliar capacitação para o homem do campo
O presidente da Asbraer e da Emater de Minas Gerais, José Silva Soares, disse que a abertura das portas de uma das maiores e mais respeitadas entidades pecuárias do mundo, a ABCZ, é de grande valia para a extensão rural no país. "É a primeira vez que temos uma reunião da Asbraer no calendário da ExpoZebu e isso é fundamental para o fortalecimento de nossas propostas", diz. José Silva Soares ressaltou que a ABCZ tem papel importante para que a tecnologia de melhoramento genético chegue ao pequeno produtor.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, enfatizou que não adianta dar acesso ao conhecimento para o produtor se ele não se interessar. E aproveitou para inflamar os jovens rurais que participavam do evento. "É preciso vontade. Riquezas são vulneráveis. Mas, o conhecimento não. Só adquire conhecimento quem se dispõe a aprender", afirmou.
José Ricardo ramos Roseno, diretor Técnico da Emater MG falou sobre o projeto Transformar, que visa capacitação de jovens empreendedores para que eles atuem no campo. Antes dele, o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário. René Dubois expôs os avanços das políticas públicas para fomentar projetos de extensão rural e disse que a meta é capacitar cerca de 1500 produtores em 2008.
Silvio Queiroz Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) falou dobre a atuação da associação e do desempenho do gado gir com aptidão leiteira. "Temos a satisfação de representar a segunda raça no controle leiteiro, com quatro mil vacas controladas mensalmente", ressaltou. O crescimento do setor lácteo e a valorização do leite têm feito da raça uma boa opção de investimento para os produtores.
Após as palestras, uma mesa de debates foi formada com os palestrantes e representantes da Asbraer. Os jovens rurais presentes ao encontro puderam tirar dúvidas sobre manejo e os programas oferecidos pela Emater.