ExpoZebu 2008 é aberta oficialmente
Aberta oficialmente hoje (03/05), em Uberaba (MG), a 74ª ExpoZebu, maior feira zebuína do mundo. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador de Minas Gerais Aécio Neves e dos ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Pratini de Moraes, o prefeito de Uberaba Anderson Adauto, senadores, deputados e vereadores.
Durante o discurso de abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) José Olavo Borges Mendes cobrou um sistema de rastreabilidade mais simples e adaptado às condições da pecuária brasileira. "Sabemos que as posições da União Européia têm resultado da ação política de alguns países cujos produtores não conseguem competir com nossos produtos. Seria ingenuidade acreditar que estamos diante de questões essencialmente técnicas que serão resolvidas tecnicamente. Estamos diante de uma situação essencialmente política, semelhante àquela na qual tentam responsabilizar os biocombustíveis pela anunciada crise de alimentos", disse Mendes.
Para o presidente da ABCZ, o banco de dados do Sisbov deveria ser repassado à iniciativa privada e poderia ser gerenciado por entidades como a ABCZ, que conta com um banco de dados com informações de mais de 7 milhões de animais. A reivindicação do líder classista foi ouvida pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz. O governo federal acaba de anunciar novas mudanças no Sisbov e prepara mais alterações que devem ser feitas com base no modelo que está sendo desenvolvido pelo grupo de estudo formado por entidades do setor, como a ABCZ, por outros segmentos da cadeia produtiva e por representantes do Ministério.
Durante a abertura oficial da ExpoZebu, o governador de Minas e diversas entidades assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para implantação de Pólo de Excelência em Genética de bovinocultura de corte e bubalinocultura na região do Triângulo Mineiro. A projeção é que sejam gastos R$ 400 mil no primeiro ano para a instalação do pólo na região, que servirá de referência nacional e internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação para capacitação de profissionais, prestação de serviços especializados e geração de oportunidades de negócio.
Um dos objetivos gerais é reunir centros de pesquisa e entidades focadas no desenvolvimento da cadeia produtiva para propiciar o desenvolvimento tecnológico e estrutural do setor para que novos mercados sejam promovidos. "Também será instalada, em Uberaba, uma Rede de Inovação Tecnológica, articulando todas as organizações que atuam no setor. Creio que nenhuma outra notícia poderia ser mais animadora, no exato momento em que acontece aqui a feira ExpoGenética, que oferece ao criador a oportunidade de acesso, em um único espaço, aos programas de melhoramento genético mais usados em todo o território nacional", declarou o governador Aécio Neves.
Assinam o acordo de parceria, as seguintes instituições: ABCZ, UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Ufu (Universidade Federal de Uberlândia); Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba); Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Corte; Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais); Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais); Indi (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais); Sebrae/ MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais); Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Fetaemg (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais).
A campanha nacional contra febre aftosa foi lançada oficialmente hoje durante a solenidade. O governador Aécio vacinou simbolicamente um animal.
A ExpoZebu 2008 acontece até dia 10 de maio. Com tema ‘Pecuária Sustentável', a feira é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-Cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Fazu.