Português
02 DE MAIO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Políticos ouvem reivindicações de produtores para elaborar Lei

Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado discutiram os principais problemas enfrentados pelo setor agropecuário hoje (3/5), durante a ExpoZebu 2008. Representantes de sindicatos e vários produtores rurais participaram do encontro, que se tornou porta para as reivindicações da classe e será realizado anualmente em durante a feira, em Uberaba (MG). "Prova da sensibilidade da bancada ruralista, que entende como é importante ouvir as indagações e reivindicações do produtor rural. Temos a certeza de que encontraremos caminhos que poderão garantir ao produtor mais segurança e lucratividade para continuar trabalhando", declarou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes. 

O deputado federal Onyx Lorenzoni enfatizou a qualidade da carne que o Brasil produz e ressaltou a necessidade de se firmar leis que regulamentem a rastreabilidade dos rebanhos brasileiros. A senadora Kátia Abreu reforçou seu compromisso com a classe e ressaltou a necessidade de se rever a carga tributária infringida ao setor.

Uma pauta de reivindicações elaborada pelo Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. O núcleo foi criado há oito meses, mas foi efetivado na reunião dos sindicatos rurais, que ocorreu á tarde, no espaço Zebu:Pecuária Sustentável, durante a feira. Um documento foi elaborado pelos sindicalistas para entrega aos deputados e senadores.

Os temas centrais do encontro foram a rastreabilidade e a reforma tributária para o setor agropecuário. Segundo o deputado federal Abelardo Lupion, é preciso tomar medidas rápidas para criar leis que direcionem questões como a rastreabilidade, porque o que o objetivo da Comissão da Agricultura, Pecuária e Defesa Sanitária da Câmara é justamente proteger o produtor, dando-lhe segurança para produzir. Lupion explicou que atualmente o pecuarista não tem como se defender de imposições porque não existem leis que lhes dêem subsídios.

Durante a reunião da bancada ruralista do Congresso, o Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) foi debatido pelo deputado Moreira Mendes, presidente da Subcomissão de Rastreabilidade da Comissão de Agricultura da Câmara. O deputado federal Duarte Nogueira abordou questões sobre a reforma tributária com enfoque na desoneração do agronegócio.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar