Português
02 DE MAIO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

FONESA quer criar comissão para programar retirada da vacinação

Ao final da reunião do FONESA (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), realizada hoje (02/05), durante a ExpoZebu 2008, ficou acertado entre os representantes dos órgãos executores de sanidade animal dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás que uma comissão deverá ser criada para a discussão e programação da retirada da vacinação contra a febre aftosa em alguns estados do país.
De acordo com o presidente do FONESA, Altino Rodrigues Neto, os estados não podem esperar a criação de critérios para a retirada da vacinação. O Diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jamil Gomes de Souza, concordou com o presidente do fórum e afirmou que realmente é hora de começar a discutir o assunto. "É extremamente válido discutir a retirada da vacinação. Temos que pensar seriamente nos pontos fundamentais, para que em médio prazo, possamos fazer essa retirada. Porém, temos que pensar em como vamos nos preparar para essa ação, pois o Brasil não suporta um novo episódio de febre aftosa, como o que aconteceu em 2005, no Mato Grosso do Sul", advertiu o diretor.
A comissão deverá ser formada por representantes dos órgãos de sanidade animal, criadores, lideranças e governos estaduais e federal. "Essa comissão ficará responsável por criar uma ‘check list' para que os estados possam se basear, para dar início ao pedido de retirada da vacinação contra febre aftosa", acrescentou Altino Neto.
A proposição da criação dessa comissão deverá ser encaminhada aos deputados e senadores da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara e do Senado.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar