Português
02 DE MAIO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

FONESA formulará documento para ser entregue a deputados e senadores

Os membros do FONESA (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), que participam de reunião hoje (02/05) na sede da ABCZ, durante a ExpoZebu 2008, formularão durante esta tarde um documento relatando as principais necessidades do sistema de defesa agropecuária do país. O documento deverá ser entregue aos deputados e senadores da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara e do Senado, que também participam da exposição, em Uberaba/MG.
O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, participou da abertura do encontro e revelou que o esforço da entidade para viabilizar a reunião do fórum durante a ExpoZebu é a manifestação do reconhecimento da associação e dos criadores pelo trabalho dos órgãos que executam a defesa sanitária no Brasil. "A sanidade é um requisito essencial para a sustentabilidade da pecuária. Os órgãos públicos sempre foram parceiros dos produtores rurais brasileiros. Por isso, queremos ser mais uma voz para contribuir com o fortalecimento deste serviço", afirmou José Olavo.
O presidente da ABCZ, ressaltou ainda que a forte demanda internacional por alimentos faz com que os desafios dos produtores brasileiros se "agigantem" no cenário produtivo. "A retirada da vacinação contra febre aftosa, um dos assuntos discutidos nesta reunião, é um sonho da pecuária brasileira. Porém, essa retirada deve estar atrelada a maior estruturação do nosso sistema de vigilância sanitária", disse.
A reunião do FONESA conta com a participação dos diretores dos órgãos de defesa sanitária animal dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Segundo o presidente do FONESA, Altino Rodrigues Neto, tais estados representam aproximadamente 50% da produção pecuária zebuína brasileira. O encontro conta ainda com a participação do Diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jamil Gomes de Souza, além de representantes das federações estaduais de agricultura.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar