Português
30 DE ABRIL DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Encontro apresenta informações técnicas sobre maturidade sexual de touros gir leiteiro

Criadores, estudantes e pesquisadores da área de Ciências Agrárias participaram na manhã de hoje (30/04) do "Encontro Técnico sobre Aspectos Reprodutivos, Produtivos e Comerciais de Touros Gir Leiteiro", realizado na Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba/MG.
Durante o encontro, foi apresentado um lote de tourinhos gir leiteiro em reprodução participante do projeto de pesquisa "Precocidade sexual e criopreservação de sêmen de tourinhos gir leiteiro: marcadores fisiológicos, protéicos e qualidade de membrana espermática para alta eficiência reprodutiva (FAPEMIG)", coordenado pelo professor da UFMG, PhD. Vicente Ribeiro do Vale Filho.
O projeto avaliou os animais durante quatro anos, com o objetivo de obter dados técnicos sobre a maturidade sexual de touros da raça. Segundo a professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Beatriz Cordenonsi Lopes, existe o relato de que a raça gir leiteiro é uma raça tardia em relação à precocidade sexual. "Esta pesquisa mostrou que existem linhagens precoces na raça gir. Por isso é preciso que haja um trabalho de seleção visando a precocidade sexual", explica.
No primeiro experimento, os animais foram recriados em condições semelhantes aos das fazendas produtoras de leite, manejados a pasto até os 21 meses de idade e dos 21 aos 26 recebendo suplementação. "O interessante é que desse lote, quatro animais atingiram a maturidade sexual aos 24 meses, demonstrando o potencial da raça gir leiteiro na questão da precocidade sexual", afirma o professor Vicente Vale. O segundo experimentou avaliou os animais no chamado "ambiente ideal", ou seja, foram alimentados com ração de extrema qualidade, com 20% de proteína, para que eles expressassem todo o potencial genético.
Os animais participantes do projeto fazem parte de tradicionais criatórios de Minas Gerais, como o da Epamig, Fazenda Calciolândia, Fazenda Brasília, Fazenda Poções e Fazenda São Bento. A partir das 14h de hoje, os resultados da pesquisa serão apresentados no auditório do Hospital Veterinário de Uberaba, localizado no campus da Fazu.


O encontro é uma realização do Departamento de Medicina Veterinária da UFMG, em parceria com a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), a Fazu, ABCGil e a ABCZ.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar