Português
28 DE ABRIL DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Asbraer diploma jovens empreendedores

Durante a ExpoZebu 2008, a Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) diplomará 100 jovens que participam do Projeto Transformar, promovido pela entidade, no dia 3 de maio, no "Espaço Zebu: Pecuária Sustentável", no parque Fernando Costa, Uberaba (MG). Segundo o presidente da Asbraer José Silva  os cursos são dinâmicos e possibilitam a formação de profissionais empreendedores, aptos a acessar as políticas públicas e realizar a gestão da propriedade com consciência em relação ao meio ambiente e à sanidade. "É o primeiro passo para darmos ao jovem a opção de escolha justa entre o campo e a cidade", ressalta.

 

José Silva avalia que é um desafio fazer com que as pessoas fiquem no campo, mas aptas a produzirem com sustentabilidade e a gerarem renda. Os estudantes conhecerão, ainda, o Pró-Genética e terão a oportunidade de participar da ExpoZebu, feira que congrega animais das raças zebuínas e que reúne em um só espaço genética bovina de alta qualidade, que atai a atenção de vários países. É o segundo ano do projeto, que já formou cerca de dois mil jovens em Minas Gerais. "Eles assumem o papel administrativo nas propriedades dos pais ou onde trabalham", destaca.

 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, esse tipo de encontro tem tornado o perfil representativo da feira ainda mais marcante. Nesta edição, serão promovidas várias reuniões com entidades importantes para o setor agropecuário. "A ExpoZebu tem um papel político e representativo consolidado. O evento deste ano está carregado de grandes discussões, tais como rastreabilidade, meio-ambiente e sustentabilidade, questões econômicas e de mercado. Enfim, estamos buscando caminhos, soluções para que o agronegócio seja cada vez mais forte e para que o homem do campo tenha seu reconhecimento perante esse sucesso", ressalta José Olavo.

 

A possibilidade de uma parceria entre ABCZ e Asbraer para que o Projeto Transformar tenha o incremento de aulas relacionadas ao melhoramento genético dos bovinos foi cogitada por José Silva. O presidente da Asbraer destacou a importância de se formar mão-de-obra especializada, principalmente nos casos dos assentamentos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar