Português
28 DE ABRIL DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ExpoZebu 2008: Paraná quer união dos estados para estruturar barreiras e transporte de animais

Entre as propostas que serão levadas para a reunião do FONESA (Fórum Nacional dos Encontros de Sanidade Agropecuária), no dia 02 de maio, durante a ExpoZebu 2008, está a do Departamento de Defesa e Fiscalização Agropecuária da Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, de estruturar em bloco as ações de transporte de animais e barreiras entre os estados. "O Paraná quer que esta seja a tônica da reunião do Fonesa na ExpoZebu. Acreditamos que uma ação em bloco, ou seja, conjunta entre os estados possa facilitar muito o trabalho de transporte de animais e estruturação das barreiras", afirma Silmar Pires Burër, diretor do departamento, que é responsável pela defesa sanitária no estado.
Para Burër, os estados deveriam agir em blocos também para pleitear a retirada da vacinação contra a febre aftosa. "A retirada da vacinação contra a febre aftosa deveria ser feita simultaneamente nos estados. Por isso a necessidade de atuarmos em blocos, e não isolados", diz. Atualmente, o Paraná é considerado área livre de aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O estado possui 399 municípios, onde a defesa sanitária atua com 20 centros administrativos regionais e 131 unidades veterinárias. Segundo Burër, todas as unidades estão interligadas de forma on-line com a secretaria, o que permite uma excelente dinâmica de atendimento. "O Paraná foi pioneiro na utilização da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica. Hoje, em qualquer lugar do mundo podemos acompanhar a emissão de uma guia feita no Brasil", explica ele, revelando que a tecnologia tem contribuído muito para a sanidade no país.
 
Além do diretor do Departamento de Defesa e Fiscalização Agropecuária da Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, chefes dos órgãos de Defesa Sanitária dos estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e do Distrito Federal já confirmaram presença no evento.


A reunião do FONESA será realizada no Salão Nobre da ABCZ, das 8h às 16h, em Uberaba/MG.

Sobre o Fonesa

Criado em 2002, o Fórum tem como principal finalidade a promoção permanente da articulação entre as agências, órgãos, institutos, secretarias estaduais e municipais, e outras entidades dos setores público e privado, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.
Ao Fonesa compete acompanhar e avaliar as políticas e as diretrizes nacionais de desenvolvimento das ações de defesa agropecuária propondo medidas para sua implementação nos níveis regional, estadual e municipal, além de ampliar o espaço político-institucional para a melhoria das ações de defesa sanitária, contribuindo para a compatibilização das iniciativas governamentais com o interesse do agronegócio brasileiro.

A ExpoZebu 2008, que será realizada de 28 de abril a 10 de maio, é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-Cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Fazu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar