Português
28 DE ABRIL DE 2008. POR FAEZA REZENDE

ExpoZebu 2008: ACBB promove Prova de Ganho de Peso na Estância Zebu

Juntamente com o início da 74ª ExpoZebu, começa hoje (28/04) a primeira Prova de Ganho de Peso oficial promovida pela ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil), com chancela da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Essa é a primeira prova que acontece na Estância Zebu, em Uberaba/MG.
Ao todo, 60 machos, entre 7 e 10 meses de idade, ficarão em confinamento durante aproximadamente cinco meses. Os melhores animais, classificados nas categorias Elite, Superior e Regular serão colocados à venda em leilão no dia 19 de outubro, durante a 5ª ExpoBrahman, realizada em Uberaba (MG).
Para sediar a avaliação técnica, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) instalou estrutura na Estância Zebu para melhorar as condições de conforto para os animais, possibilitando que o potencial genético de cada exemplar seja aproveitado ao máximo. Uma das técnicas utilizadas foi a de sombreamento.
O professor da Fazu, Alexandre Lúcio Bizinoto, explica que uma das características do clima úmido-tropical é muita radiação solar ao longo do dia. "Isso faz com que a temperatura corporal do animal tenda a subir, o que de certa maneira provoca o estresse calórico no animal porque ele busca recursos fisiológicos para tentar impedir da temperatura corporal subir", informa.
Com o aumento da temperatura corporal, o animal diminui a freqüência e o volume de ingestão de alimentos, o que, conseqüentemente, faz com que a produção de quantidade de carne diminua. "A descarga de hormônios do stress também compromete a qualidade da carne produzida", acrescenta o professor.
A técnica de sombreamento é uma das maneiras para tornar o ambiente mais confortável para o animal, impedindo que a radiação solar total chegue ao corpo dele. Com isso, diminui o estresse e aumenta a produtividade.
Bizinoto destaca que a melhor sombra que existe é a natural, formada pelas árvores. Mas, a sombra artificial também é possível e indicada para uso em ambientes onde é feita a integração lavoura-pecuária ou onde há necessidade urgente de implantar a sombra.

A técnica
Para a montagem da estrutura de sombra artificial é necessário observar alguns detalhes. Um deles é a instalação da lona (tela) a uma altura de pelo menos 3,4m, para que ocorra uma boa circulação de ar e para que exista a possibilidade de secar a superfície do solo, onde é comum a gente ver formação de barro. "Uma outra recomendação é a formação de um ‘sombrite' com 80% de filtro para raios solares", sugere o especialista.
Também é importante observar tecnicamente o espaço de sombra a ser criado. O professor aconselha que a sombra varie entre 3 m² a 5 m² para cada animal. Ele ressalta que quanto maior o local com sombra melhor, porque o corpo do bovino estará mais escondido.
Mas para que a vida útil da estrutura seja maior, o ideal é que cada lona tenha de 3m a 4m de comprimento para que ela não segure muita água. "Quando é construído, recomenda-se que as estruturas de sombreamento sejam intercaladas e que a distância entre elas seja da mesma medida da largura da lona", alerta.


A ExpoZebu 2008 será realizada de 28 de abril a 10 de maio. Com tema ‘Pecuária Sustentável', a feira é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-Cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Fazu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar