Português
25 DE ABRIL DE 2008. POR LAURA PIMENTA

Simpósio: Produtores receberão informações sobre recuperação de Áreas de Preservação Permanente

A Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares será tema de palestra ministrada pelo coordenador adjunto do Programa Xingu do Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Rodrigo Gravina Prates Junqueira. A palestra faz parte da programação do Simpósio "Zebu: Pecuária Sustentável", realizado nos dias 4 e 5 de maio, durante a 74ª ExpoZebu, no Pavilhão Zebu: Pecuária Sustentável, Parque Fernando Costa.
Durante a palestra, Junqueira apresentará experiências de reflorestamento e enriquecimento florestal na região do Xingu, que têm mostrado vantagens no plantio de sementes de essências nativas na formação de florestas em áreas de preservação permanente e reserva legal das propriedades rurais. A proposta é a preservação das propriedades com espécies nativas de frutas, óleos e madeiras, combinadas com arbustos, cipós e leguminosas de rápido crescimento, como o feijão-de-porco e o feijão-guandu.
Segundo o pesquisador o uso de sementes - que podem ser coletadas com fartura nas matas da região - possibilita ao produtor plantar mais árvores por metro quadrado e também de mais espécies diferentes, do que se tivesse que produzir tudo em um viveiro de mudas para depois plantar no campo e capinar ao redor de cada uma de três a quatro vezes ao ano. "Com o mesmo custo de produzir uma muda, pode-se plantar de 100 a 1000 sementes direto no campo. Ao invés de uma muda a cada 6m2 (espaçamento convencional de 3 x 2 m), planta-se direto de 10 a 20 sementes por m2, imitando o que ocorre na natureza quando a mata se recupera sozinha, formando uma capoeira bem densa e diversa desde os primeiros meses de plantio", explica.
O pesquisador lembra que o reflorestamento de matas ciliares é uma necessidade atual das propriedades rurais, das cidades, das populações indígenas e ribeirinhas, do país e do mundo, pois a conservação da água, da biodiversidade e do clima do Planeta dependem disso.

A ExpoZebu 2008, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Fazu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar