Português
10 DE ABRIL DE 2008. POR LAURA PIMENTA

ExpoZebu 2008: Retirada da vacinação de aftosa será discutida em reunião do FONESA

Entre os principais assuntos previstos para serem discutidos durante a reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Encontros de Sanidade Agropecuária), que acontece no dia 02 de maio, durante a ExpoZebu 2008, está a possibilidade da retirada da vacinação contra a febre aftosa em alguns estados brasileiros.
O diretor geral do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e presidente do fórum, Altino Rodrigues Neto, explica que a discussão é importante, devido ao fato de haver grande omissão, em todos os níveis, dos profissionais de defesa sanitária, em não ter definido uma data para que as regiões onde a doença está há anos controlada, parassem de vacinar. "Precisamos começar essa discussão e, se pensarmos em circuitos pecuários, a retirada da vacinação deveria começar pelos circuitos sul, centro oeste e leste", informa.
Segundo ele, as vantagens da retirada seriam, principalmente, deixar de gastar milhões de dólares com a vacinação e criar um fundo nacional, através do qual seria possível erradicar imediatamente qualquer foco existente em qualquer parte do país. Além de que, novos mercados poderiam ser incorporados às exportações brasileiras, como o americano e o japonês.
Altino acredita que estes e outros assuntos levados a reunião, terão maior expressão pelo fato das discussões estarem programadas para acontecer durante a ExpoZebu 2008, uma vez que a exposição é o "espelho" do que de melhor acontece no país em termos de agropecuária.
Os chefes dos órgãos de Defesa Sanitária do Circuito Centro-Oeste, que reúne os principais estados produtores de carne bovina do país (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais), além do Distrito Federal, já confirmaram presença no evento. A reunião do Fonesa será realizada no Salão Nobre da ABCZ, das 8h às 16h, em Uberaba/MG.

Sobre o Fonesa

Criado em 2002, o Fórum tem como principal finalidade a promoção permanente da articulação entre as agências, órgãos, institutos, secretarias estaduais e municipais, e outras entidades dos setores público e privado, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal. 
Ao Fonesa compete acompanhar e avaliar as políticas e as diretrizes nacionais de desenvolvimento das ações de defesa agropecuária propondo medidas para sua implementação nos níveis regional, estadual e municipal, além de ampliar o espaço político-institucional para a melhoria das ações de defesa sanitária, contribuindo para a compatibilização das iniciativas governamentais com o interesse do agronegócio brasileiro.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar