Português
22 DE FEVEREIRO DE 2008. POR LAURA PIMENTA

MAPA libera importação de embriões zebuínos da Índia

Após quinze anos de negociações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Secretaria de Defesa Agropecuária, concluiu nesta semana a etapa final do processo que prevê a liberação das importações de embriões zebuínos da Índia. A partir de agora, os criadores de zebu poderão importar embriões das raças zebuínas selecionadas na Índia para fins de melhoria genética, além de o material poder ser utilizado em pesquisas científicas.

O protocolo sanitário que liberou definitivamente a importação foi assinado no dia 21 de fevereiro, durante reunião realizada em Brasília/DF, com a presença do secretário de Defesa Agropecuária Inácio Kroetz, do presidente da ABCZ José Olavo Borges Mendes, o deputado federal Abelardo Lupion e do diretor de Programa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano. "A expectativa é que dentro de 60 dias os primeiros embriões comecem a chegar no Brasil. Nossa expectativa é que esses embriões possam aprimorar ainda mais a qualidade genética do rebanho zebuíno", afirma José Olavo.

Para o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, as importações, no formato como foram concebidas pelo poder público e apoiadas pelo setor privado, serão importantes para iniciar um processo de quantificação e qualificação desse material genético para a zebuinocultura nacional.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar