Português
21 DE JANEIRO DE 2008. POR RENATA THOMAZINI

Brasil assina protocolo com a Espanha sobre rastreabilidade

O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia encaminhou, nesta quarta-feira (16), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o pedido para que sejam feitas inspeções  de mais 43 estabelecimentos brasileiros que já exportam ou que passarão a exportar carne àquele país.

 

"Esse pedido é uma demonstração de que a Rússia tem interesse em ampliar a importação da carne brasileira", comentou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, que está na Alemanha, por ocasião da Semana Verde, onde assinará o protocolo de entendimento sanitário com a Rússia. O pedido de inspeção inclui estabelecimentos localizados nos estados onde as exportações de carne para a Rússia estavam suspensas desde 2005.

 

Números da exportação de carnes para a Rússia - A Rússia é o país que mais compra carne brasileira (bovina, suína e de aves). No ano passado, o Brasil exportou para o mercado russo cerca de 945 toneladas de carnes, o que corresponde à cifra de US$ 1,9 bilhão. Este valor é 23,87% maior que o exportado em 2006, quando o Brasil vendeu aos russos 795 toneladas de carnes. O mercado daquele país consome 15% da carne bovina e 70% da suína exportada pelo Brasil.

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar