Português
19 DE DEZEMBRO DE 2007. POR RENATA THOMAZINI

Ministro Gilberto Gil acolhe projeto do Museu do Zebu

Projeto apresentado pelo presidente da  Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes,  em audiência realizada hoje (19/12), em Brasília (DF), com o Ministro da Cultura Gilberto Gil foi bastante elogiado. O Ministério deverá analisar a viabilidade da obra, que poderá receber recursos por meio da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91). A lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart), e pode ser um mecanismo para a concretização da iniciativa.

Outros caminhos também poderão ser acionados, caso o ministro apóie definitivamente a revitalização do Museu do Zebu. De acordo como o MinC, o Fundo Nacional Cultura, por exemplo, destina recursos a projetos culturais por meio da cessão a fundo perdido, enquanto o Mecenato (da Lei Rouanet) viabiliza benefícios fiscais para investidores que apóiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio. São caminhos que podem ser traçados no caso de aprovação do projeto. A operacionalização desses mecanismos provém das Secretarias de Incentivo e Fomento à Cultura e de Audiovisual, em parceria com a Agência Nacional de Cinema - ACINE.

Atualmente, o acervo do Museu do Zebu, sediado em Uberaba (MG), conta mais de 120 mil fotos, cerca de mil peças e cinco mil documentos que retratam a história do zebu no Brasil, desde as primeiras importações, realizadas no século XIX. "Mostramos o projeto ao ministro e ele nos recebeu muito bem. Aguardaremos a ação do Ministério. De qualquer forma, é uma obra muito importante para a história da pecuária nacional", afirma José Olavo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar