Português
11 DE DEZEMBRO DE 2007. POR LAURA PIMENTA

Dia de Campo em Santa Catarina encerra encontros do PMGZ em 2007

Aproximadamente 80 criadores do estado de Santa Catarina participaram no dia 08 de dezembro do último Dia de Campo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) promovido em 2007 pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O evento foi realizado na fazenda Bossardi e Selva, em Navegantes/SC, de propriedade do criador Élio Selva.
Durante o encontro, os participantes assistiram à palestra sobre PMGZ e Sumário de Touros feita pelo superintendente técnico adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. Após a palestra, foi feita avaliação visual pelo método EPMURAS em alguns animais.
O técnico responsável pelo Escritório Regional da ABCZ em Porto Alegre, Edon Rocha Braga, ressalta que o interesse dos criadores superou a expectativa dos organizadores. "Hoje nós temos em torno de 60 criadores de zebu ativos no estado e contamos com a participação de mais de 80 participantes. Isso mostra o interesse dos novos criadores e daqueles que tem intenção de conhecer e começar a criar as raças zebuínas", diz.
Para o criador Élio Selva, parceiro da ABCZ na organização do evento, o Dia de Campo foi extremamente proveitoso. Ele lembra que o zebu vem ganhando cada vez mais espaço no estado, principalmente próximo ao litoral. "Nós criadores de Santa Catarina nos sentimos prestigiados pois esta foi a primeira vez que a ABCZ promoveu um evento deste porte em nosso estado. A nossa intenção é aproximar cada vez mais da entidade e esperamos que esse encontro seja o primeiro passo de uma grande parceria, uma vez que o zebu esta crescendo muito nessa região", afirma Selva.
Durante o ano de 2007 foram realizados seis Dias de Campo do PMGZ. Os encontros foram organizados nos estados de Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. De acordo com o superintendente de Melhoramento Genético da associação, os encontros do PMGZ foram bastante produtivos. "Foram mais de mil participantes nos seis encontros realizados durante este ano. Nesses dias de campo conseguimos atingir o objetivo que era de mostrar aos criadores os mecanismos que a ABCZ disponibiliza para ajudá-lo no processo de seleção", explica Cavallari.
Em 2008, a ABCZ pretende ampliar o número de Dias de Campo, bem como promover os encontros em outros estados do país, com a colaboração dos escritórios regionais da associação e dos criadores.

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar