Português
28 DE NOVEMBRO DE 2007. POR LAURA PIMENTA

PMGZ facilita trabalho do criador através da internet

O acesso às informações do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) está cada vez mais prático, rápido e seguro. As mais recentes novidades do programa permitem que o criador de qualquer lugar do país tenha acesso às informações do Sumário de Touros ABCZ/Embrapa, com dados dos animais participantes de todas as raças zebuínas.
Estas informações estão disponíveis através do site www.abcz.org.br, no link Comunicações Eletrônicas. Para ter acesso às informações do rebanho, o criador deve estar cadastrado no serviço de Comunicações Eletrônicas, com senha individual que dá acesso às informações dos animais de sua propriedade.
Através do mesmo serviço, o criador pode também fazer a consulta das avaliações genéticas de todas as características das fêmeas e animais jovens do rebanho.  Estas avaliações apresentam características como efeito materno, efeito total materno sobre o peso aos 120 dias, efeito direto para peso à desmama,  total materno sobre o peso a desmama, peso ao sobreano, idade ao primeiro parto, intervalo entre primeiro e segundo partos, intervalos entre outros partos, perímetro escrotal ao sobreano, ganho de peso do nascimento até desmama, efeito do total materno do nascimento até a desmama e ganho de peso pós-desmama.
A consulta das informações pela internet é gratuita e agiliza o trabalho do criador. "Através da consulta on-line, o criador tem a possibilidade de conhecer efetivamente as avaliações genéticas de seu rebanho. Antes, estas informações eram enviadas anualmente incluídas em um CD. No próximo ano, os criadores continuarão a receber o CD até que todos tenham migrado para o sistema de comunicações on-line da ABCZ", explica o superintendente de Melhoramento Genético da associação, Carlos Henrique Cavallari Machado.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar