Português
16 DE OUTUBRO DE 2007. POR LAURA PIMENTA

ABCZ recebe visita da Comissária de Agricultura da União Européia

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, recepcionou na manhã de hoje (16/10), na sede da entidade em Uberaba/MG, a Comissária de Agricultura da União Européia, Marianne Fischer Boël, responsável por todo setor agrícola da União Européia.

Durante a visita à sede da ABCZ, a comissária européia conheceu o trabalho realizado pela maior associação de pecuária zebuína do mundo, responsável pelo registro genealógico, o melhoramento genético e a promoção das raças zebuínas no Brasil e no exterior.

A comissária reconheceu a importância da parceria comercial estabelecida entre o Brasil e a União Européia. ?O Brasil é o nosso maior parceiro comercial na área agrícola. Este é o motivo da nossa visita. A intenção é conhecer um pouco mais sobre esse potencial do Brasil?, afirmou Boël.

Hoje, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking dos países exportadores de carne bovina em termos de volume, ocupando 43% do mercado mundial. A União Européia representa 11% do mercado alcançado pelo Brasil. A Rússia, ainda hoje, é o maior importador de carne bovina do Brasil, com 17%.

A representante européia lembrou que as condições de produção da pecuária na Europa são totalmente diferentes do Brasil, predominando a criação em pequenas propriedades, com aproximadamente 16 hectares. Impressionada com a qualidade do zebu brasileiro, Boël revelou que já havia visto animais zebuínos durante uma viagem feita à Índia. ?Na Índia havia visto animais utilizados para tração. Eram animais mais magros. Não eram animais com tanta carne e músculo como os brasileiros, utilizados para a produção de carne?, comentou.

Logo após a visita a sede da ABCZ, Boël visitou a 4ª ExpoBrahman (Exposição Nacional da Raça Brahman), que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro, no Parque Fernando Costa. No local, ela conheceu animais da raça zebuína brahman, proveniente do cruzamento das raças nelore, gir e guzerá. Em seguida, foi recepcionada na Fazenda Mata Velha, referência na seleção da raça nelore. No local, Boël conheceu o sistema de produção a pasto do zebu brasileiro e as tecnologias utilizadas pelos produtores para alcançar o melhoramento do rebanho bovino nacional.

A Comissária Européia ficará no Brasil até o dia 19 de outubro, onde conhecerá ainda fazendas produtoras de laranja, cana-de-açúcar, soja, milho e ainda usinas e cooperativas agrícolas.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar